Ola Gillene das Dores Santos de ilhéus - BA!

Estou com dificuldade em responder a sua pergunta em texto não muito longo, e que o texto possa dizer-lhe o que seja o essencial para entender sua pergunta.

Na pergunta se tem a impressão que hoje nas comunidades se reze as orações da manhã, tarde e noite. Na verdade isto não acontece, os membros de uma comunidade cumprem suas obrigações religiosas indo participar das celebrações uma vez por semana, alguns que já estão aposentados ou que tem seus horários de trabalho facilitado vão a Igreja mais vezes durante a semana.

Na verdade, estas orações que chamadas de manhã, tarde e noite, tem sua origem na chamada liturgia das Horas. Estas orações são observadas, nos mosteiros seja masculino ou feminino, nas congregações religiosas que vivem em comunidade, e o clero da Igreja que tem como norma a oração das horas (antigo breviário) três vezes ao dia.

 

A origem da Liturgia das Horas nas orações judaicas

Este costume que a Igreja tem de rezar estas orações vem desde a antiguidade das orações judaicas. No tempo de Jesus Cristo, os judeus, já tinham o costume de rezar de forma pública e privada baseada nas horas do dia. Estas orações compostas de salmos e de leituras do Antigo Testamento. Lendo o Novo Testamento encontramos muitas passagens que se referem a estas orações. O próprio Jesus e os discípulos seguiam estas normas, e várias passagens mostram Jesus rezando a noite.

Os cristãos utilizando os mesmos moldes das orações judaicas, apenas dão um sentido cristão, utilizavam às leituras do Antigo Testamento juntando leituras dos Evangelhos e das Epístolas.

 

Desenvolvimento da oração nas comunidades

Com a destruição de Jerusalém e a diáspora, dos judeus pelo mundo, os cristãos foram desenvolvendo um esquema próprio de oração. Ao longo dos séculos, com o advento da cristandade toma forma a oração regular nas cidades, o bispo presidindo a oração sendo uma a manhã e outra a tarde. Todos eram convidados a tomar parte nesta oração pública e comunitária mas sem obrigação.

 

A oração das horas e a vida monástica

A partir do 5 século nos mosteiros, em que se vivia em comunidade, surge o oficio das leituras com vários períodos de oração inclusive a noite.