Olá Bruno Marinho Araujo de Jundiaí - SP!

Sua pergunta não deixa de ser importante. Conhecer a forma de Poder que era exercido na Palestina no tempo de Jesus, nos ajuda a entender melhor o que está escrito nos evangelhos e nos escritos do Novo Testamento.

Na época de Jesus o poder dominante era exercido pelos Romanos.

O império Romano conquista a Palestina no ano de 63 a.C., dominando seu território.

Assim a Palestina se torna uma Província Romano, e por pactos políticos entre a classe dominante de Jerusalém os Romanos confiaram por um tempo ao governo de Herodes o Grande. Este passa a governar o território com as mesmas dimensões da época de Salomão.

Em Resumo.

O Império Romano dominava a Região, com o seu Imperador, na época de Jesus, Cesar Augusto e mantinha nas províncias a chamada Paz Romana com a presença das Legiões Romanas.

Um texto bíblico ajuda a entender: Vejamos Lucas 2,1ss

Naqueles dias apareceu um édito de César Augusto, ordenando o recenseamento de todo o mundo habitado. Este recenseamento foi o primeiro enquanto Quirino era governador da Síria. E todos iam se alistar, cada um na própria cidade.” (Lucas 2,1ss) Bíblia de Jerusalém.

Estes recenseamentos eram feitos pelos romanos para poder controlar a cobrança dos impostos: ¼ da colheita, a corveia para alimentar as tropas romanas, taxas de alfandega e transporte de mercadorias.

Até a morte de Herodes o Grande o território da Palestina foi governada por um Rei. Depois de sua morte, o território foi dividido para três de seus Filhos e ao norte surgiu um legado formando uma tetrarquia.

Neste período o quadro político se altera v arias vezes. Quando Jesus morreu, a Judeia passa a ser governada por procuradores devido a problemas com um dos filhos de Herodes o Grande, o tetrarca da Judéia, chamado Arquelau que foi deportado.

Sugiro que aprofundes o assunto. Existe muito material escrito nas introduções ao Novo Testamento.