Olá Daniel Padilha de Ijuí - RS!

Estamos acostumados com a Parábola do Semeador, que seguidamente lemos e buscamos ensinamentos.

Encontramos também junto com este conjunto de parábolas que os sinóticos nos apresentam a Parábola da semente em Marcos 4,26-29. Vejamos a Parábola:

E disse: “O reino de Deus é como um homem que lançou a semente à terra: ele dorme e acorda, de noite e de dia, mas a semente germina e cresce, sem que ele saiba como. A terra por si mesma produz o fruto: primeiro a erva, depois a espiga e, por fim, a espiga cheia de grãos. “Quando o fruto está no ponto, imediatamente se lhe mete a foice, porque a colheita chegou.” (Marcos 4,26-29) Bíblia de Jerusalém.

A Parábola da Semente faz parte do conjunto dos ensinamentos de Jesus em Parábolas que aparece em apenas um dos evangelhos do Novo Testamento. Assim em Marcos 4,26-29 é uma parábola sobre o crescimento do Reino de Deus. Segue-se à Parábola do Semeador e da Parábola da Lâmpada Debaixo do alqueire e finalizando a Parábola do Grão de Mostarda.

Complementando:

No fundo é a resposta de Jesus aos Fariseus que o importunavam com muitas perguntas descabidas. Ele quer dizer aos Fariseus, que o Reino de Deus que ele anuncia, e que já teve seu início, no momento é pequeno como um grão de mostarda, mas se tornará uma grande arvore. Isto acontecerá por vontade de Deus e não tem retorno. Deus é que cuida e faz crescer.

Consulta:

Casonatto, Odalberto Domingos, As Parábolas de Jesus nos sinóticos. Curso para lideranças na Paroquia São João Batista, bairro Santana, Porto Alegre, 2015