Olá Dogivaldo dos Santos Vasconcelos de Sento - Sé - BA!

O que o texto de joão 3,33 nos afirma:

“Quem recebe seu testemunho atesta que Deus é verdadeiro.” (João 3,33) Bíblia de Jerusalém.

Melhora a compreensão do versículo se olharmos o que está escrito antes. Notamos que Jesus se defronta com os fariseus, observantes da antiga aliança, e que não aceitam o que Jesus propõem e muito menos que Ele seja enviado do Pai.

O texto é enfático, os que aceitam a nova aliança, baseada na lei do amor”, estes aceitam o testemunho de Jesus e passam a segui-lo e tem verdadeiramente condições de afirmar que Deus é verdadeiro.

Aqui aparece o tema da Aliança antiga que os Fariseus defendem e a nova proposta por Jesus. Na verdade os contratantes desta aliança são Deus e o homem por meio de Jesus o filho do Pai, que declara abertamente o que viu e ouviu, e faz uma nova proposta em nome de Deus, ofertando uma vida renovada e definitiva mediante a ação d Espirito.

O homem recebendo o espirito de Deus tem condições de reconhecer a fidelidade divina ao pacto proposto e confirme de forma definitiva sua aliança.

O que aparecem aqui são duas alianças a primeira fundamentada na Lei, observada pelos fariseus e judeus, e a segunda fundamentada na lei do amor proposta por Jesus.