Olá Natali Neves de Vacaria - Rs!

Não vejo uma resposta que posso dar-te de forma clara e precisa. O texto é dos Atos dos Apóstolos, mostra o pensamento Teológico de Paulo quanto a salvação. No pedido de resposta, contém algo do momento atual, colocando a dúvida:  qualquer Igreja poderá nos salvar. Querer responder pela conclusão da pergunta é entrar e uma seara que não nos pertence. Isto é querer julgar as pessoas pela religião que segue. Isto é temerário. Melhor é deixar para Deus aquilo que é seu.

 

Interpretando Romanos 10,13

Todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo!” (Romanos 10,13)

Tomada isoladamente, esse versículo não nos dirá toda a verdade. O Assunto anterior que os Atos dos Apóstolos argumentam é entre a religião judaica e os pagãos. O que Paulo quer mostrar é que a salvação de Deus está aberta a todos, todos nós somos filhos de Deus, portanto a oportunidade de salvação é dada também aos pagão (idéia que os judeus não aceitavam, se julgavam os únicos a terem salvação) a partir do momento que aceitarem o evangelho de Jesus em suas vidas.

Por outro lado os judeus, considerados filhos prediletos de Deus, não aceitaram Jesus como seu filho, se tornaram incrédulos, em conclusão perderam o momento da graça da salvação. Morreram na própria rejeição a Jesus o filhos de Deus. A salvação se extende aos pagãos que creem em Jesus.

 

Como entender a ideia que qualquer Religião salva?

Responder está pergunta é pisar em areia movediça, a resposta é complexa ampla sendo motivo de muitos encontros debates entre as religiões que temos nos dias de hoje.

Considero temerária a afirmação que os que seguem a Jesus Cristo estão salvos e os que seguem outras religiões (que são muitas, islamismo, budismo, etc...) não são salvos. Chegar a este nível de julgamento e querer entrar na esfera do julgamento divino. Deixemos para que Deus decida aquilo que é propriedade sua.

Cabe a nós anunciar o evangelho de Jesus Cristo e vive-los. Julgar outras pessoas não cabe a nós criaturas por Deus criadas.