Olá Anadir Anastácio de Apucarna - PR!

Partindo a resposta do nome da cidade de Cafarnaum, entendo que se trata do episódio conhecido, do centurião que vai ao encontro de Jesus e implora a cura de seu servo Mateus 8,5-14.

Respondo por aquilo que o texto de Mateus 8,5-14, nos fornece a respeito deste acontecimento. Mateus valoriza a ação de Jesus que vai ao encontro de um pagão que demostra ter fé. Este e o dado fundamental. Por este motivo, o evangelista não fala do nome do centurião nem o nome do criado.

 

Entendendo melhor a função de um centurião na hierarquia das Legiões Romanas

A tradução literal para a palavra Centurião é aquele que comanda cem soldados, seria uma espécie de suboficial das Legiões Romanas.

 

O Centurião e suas funções:

Esparramados pelo império Romano comandavam grupos de 60 até 100 soldados, mantendo a ordem, garantido o pagamento de Impostos prestando serviços nas províncias tendo com freqüência competências judiciais ou mesmo administrativas.

 

O centurião no Novo Testamento

A figura do centurião aparece com frequência no Novo testamento, muitas vezes em textos em que eles se sentiam atraídos pelo Deus de Israel e pela pregação do evangelho.

- Jesus cura o servo do Centurião em Cafarnaum. Jesus o considera modelo de Fé.

 

Outras passagens que encontramos a figura do centurião

- No pé da cruz o centurião Romano considera Jesus um homem justo.

Podemos conferir os textos: Mt 8,5.8.13; Lc7,2.6; Mt 27,54; Mc 15,39.44ss; Lc 23,47 e outros.