Olá Carlos Rosa de São Paulo -SP!

Seu pedido de resposta tem três perguntas do mesmo personagem o Profeta Addias, na sequência: Quem foi? Biografia, Tempo de Profecia.

Colocarei alguns pontos nestas respostas que poderão te ajudar na leitura do livro deste profeta.

Nota: O livro do profeta Abdias é o livro mais curto do Antigo Testamento; nele encontramos apenas 21 versículos. Sua leitura portanto é muito rápida.

 

Quem foi Abdias

Na identificação da figura do personagem do profético Abdias temos dificuldade em encontrar material de pesquisa, pois os oráculos apresentados não identificam o profeta nem a época em questão. O nome Abdias tem origem hebraica e significa servo de Javé, nome encontrado em muitas pessoas em Israel, isto é um nome comum. Este nome está associado a mais de uma dezena de personagens no Antigo Testamento em diferentes momentos da história.

 

Biografia do profeta Abdias

Os estudiosos que procuraram elaborar uma biografia de Abdias muito tem discutido mas nada encontrado como definitivo, pois quase nada se sabe sobre o profeta. Na pesquisa dos livros antigos é na tradição da literatura judaica que sabemos que o autor do livro foi o mordomo do rei Acabe, rei estre casado com Jezabel, que teve final infeliz, jogada do alto das muralhas servido de comida para os cães. Assim poucas ou melhor nenhuma evidência ou confirmação histórica (Talmude: Sanhedrin 39b; 1 Rs. 18:3-16).

 

Qual foi o tempo de profecia

Sempre é importante encontrarmos a data e o período da história de Israel que aconteceu a profecia. A compreensão se torna facilitada.

O assunto principal do livro de Abdias é a sua reação diante do crime e oportunismo de Edom para com Judá, seu irmão. Os crimes descritos por Abdias podem ser situados em dois períodos entre 850 a.C e 400 a.C:

 

Primeiro período:

Os filisteus e árabes invadem Jerusalém por volta de 844 a.C no reinado de Jorão: 2 Rs. 8,16-20 e 2 Cr. 21,16-17

 

Segundo período:

Os Babilônios sitiam, invadem e destroem Jerusalém em 587 a.C: 2 Rs. 25,1-12 e Ez. 25,1-3.