Gostaria de saber o significado do nome teocracia?

Pergunta de Paulo de Parauapebas - MG

Respondo a pergunta pois tem algo que podemos relacionar a Bíblia. No início do nome encontramos TEO – Theos = Deus. Outras palavras de uso em nossa língua vindas do Grego, utilizam também Theos. Citamos por exemplo Teologia (estudo de Deus); Teocrata significa pessoa que é adepta a teocracia, Teólogo significa pessoa que escreve sobre Teologia, Teofobia, significa uma pessoa que tem horror a Deus e tudo o que é divino, etc..

Uma definição de Teocracia:

A definição mais comum que encontramos de teocracia é “governo de Deus”. A origem do termo é grega sendo derivado das palavras “theos”= Deus, e kratos, = poder = força ou governo. Assim entendemos o vocábulo Teocracia como sendo o governo, ou o poder de Deus.

As origens do uso do termo Teocracia.

Ligando a palavra aos escritos sagrados encontramos no primeiro século, Flávio Josefo, famoso historiador, nos escritos da obra a “guerra judaica” começou a usar a palavra “teocracia” definindo-a como “colocar toda soberania e autoridade nas mãos de Deus” (Flavio Josefo em Against Apion, 2.164-165). A palavra teocracia assim como ela é não encontramos nos livros sagrados da Bíblia, mas seu significado é entendido de maneira clara objetiva: Deus governa sobre todas as coisas que existem e que foram por ele criadas.