Olá Ruben de Beja - Portugal!

Qual é o motivo que é colocado tanto o diabo e sua ação no conteúdo de evangelização de certos padres e pastores!

Se escutarmos a explicação da palavra de Deus de muitos padres e pastores, percebemos que existe um esforço enorme em criar um clima de medo em seus ouvintes, seguidores da palavra de Deus.

Embora encontramos citações bíblicas que falam da ação do demônio, não é por este motivo que se pode justificar toda a pregação com estes argumentos.

Os ensinamentos divinos são muito mais amplos e foram ensinados por Jesus para libertar as pessoas. Não para amarrar, tolher a liberdade ou causar medo e pânico.

Entendo este tipo de direcionamento na pregação como uma pastoral do medo, ou pastoral do cabresto amarrando as pessoas e forçando as pessoas que entendam a realidade a partir de algo que não as liberta.

Os resultados advindos deste tipo de pregação, que podemos chamar de uma pregação maniqueísta dividindo o mundo entre o bem e o mal, leva a compreensão que uma parte do gênero humano representado pelo bem “Reino da Luz”, e o mal, “Reino das Sombras” são estas: induzem e fazem com que as pessoas que ouvem a pregação aceitem que exista um eterno combate entre Deus e Diabo, cresce o número de pessoas que passam a viver no medo, julgando negativamente suas ações considerando-as todas más.

Uma verdade é certa os padres e pastores que utilizam este tipo de pregação para causar medo as pessoas, querem se impor através destas imagens e argumentos e escondem o  que ainda não aceitam plenamente. Imaginam que agindo desta forma possam esconder suas fraquezas medos e incompreensões da presença divina em suas vidas. Criam imagens irreais, imaginando que as pessoas passam a respeitá-los, aceitando seus desmandos de poder pelo medo do mal que se impõe sobre o mundo.

Deus não quer que entendamos sua ação sendo um combate contra satanás. Deus é muito mais que isto. Nosso Deus é bondade, é misericórdia, seu amor para a humanidade se impõem acima de tudo. Uma comunidade será muito mais fraterna e solidária, se for acompanhada por este valores evangélicos. Não o contrário de satanás, do mal, do medo da opressão.