Olá Alex Timóteo de Rio Largo AL!

O texto de Lucas é claro no dizer, vejamos Lucas 4,20:

“Enrolou o livro, entregou ao servente e sentou-se. Todos na sinagoga olhavam atentos.” (Lucas 4,20)

Observando os resultados da arqueologia alcançados pelo arqueólogo Virgilio Corbo, que realizou trabalhos de arqueologia para mostrar como era Cafarnaum na época de Jesus. Nestes trabalhos aparece uma Sinagoga localizada na cidade (provavelmente construída após a passagem de Jesus) mas que demonstra a estrutura interna de uma sinagoga desta época. Esta sinagoga em sua parte central apresenta uma sala de reuniões, com bancos de pedra ao redor da Sala e um lugar onde estavam os rolos da Bíblia para serem lidos.

Jesus frequentando a Sinagoga como qualquer Judeu estava sentado nestes bancos de pedra.

Jesus aproveitando o momento de oração em que dava possibilidade de qualquer judeu ler o texto de um livro profético. Pegou o rolo da Lei e leu a passagem de Isaías.

Comentam os autores sobre andamento das cerimonias em dia de sábado. Geralmente quem lia os textos da Torá e explicava, eram os fariseus e escribas, que estudavam para isto. Os que frequentavam a sinagoga, não se aventuravam fazer isto, pois não estavam preparados e estavam cansados dos afazeres diários da vida de trabalho.

 

Como entender a passagem “Todos na sinagoga olhavam atentos”?

O fato de Jesus se levantar e ler o texto de Isaías, causou impacto na assembleia. Quem é este que sendo um filho de carpinteiro ousa ler a palavra e Deus. Olhavam atentos a Jesus, porque queriam ver o que falaria sobre este texto de Isaías. Jesus assim o fez e deixou todos impressionados.

Resultado deste episódio foi a indignação dos Fariseu e chefes que o tiraram da Sinagoga, indo para a beira de um precipício nas cercanias de Nazaré e queiam jogá-lo abaixo. Jesus passou no meio deles e seguiu o caminho.