Fiz uma promessa, não cumpri, Deus anulará está promessa se eu pedir?

Pergunta de Mariana em 25/06/2018

Pergunta de forma extensa:
É o seguinte: Eu fiz uma promessa (ou melhor, também jurei), disse que nunca mais cometeria determinado pecado, e se cometesse deixaria de fazer algo que eu gosto muito! E cometi esse pecado novamente, mas não posso cumprir, deixar de fazer essa determinada coisa, a promessa e o juramento que fiz, me arrependo tanto de ter feito o juramento e a promessa, e pedi a Deus que anulasse, não só essa, mas todas as minhas promessas antigas!! E refiz a mesma promessa que me arrependi de ter feito, mas agora é diferente porque sei que nunca farei de novo! Mas Deus anulará minhas promessas?

Olá Mariana!
Já chegaram muitas perguntas sobre promessas, que não puderam ser cumpridas, promessas feitas por outras pessoas, para um amigo pagar etc.
A verdade é está, pedir a Deus que anule a promessa por qualquer motivo, seria abusar da bondade divina. Não seria legal um procedimento de tal forma.
O que sempre recomendei nestes casos, para que o pagamento da promessa não fique em branco, seria da pessoa substituir por algo que consiga cumprir. Demostraria assim para Deus a sua boa vontade em agradecer a graça recebida.
Quanto as promessas: Elas existem de todos os tamanhos, assim seja você também generoso em cumprir a substituição da graça recebida de forma generosa e que envolva um esforço de sua parte. É correto afirmarmos que Deus é pai generoso, é cheio de misericórdia etc..., mas de nossa parte devemos demostrar claramente a grandeza do coração que recebe este amor divino, na vida, demostrando nosso reconhecimento.
Concluindo com o pensamento divino na Bíblia:
A Bíblia é muita clara para nós ela prefere nos dizer que devemos evitar em fazer promessas e juramentos (Mateus 5,34-37). Da palavra de Deus concluímos uma promessa não é brincadeira que se faça sem motivo algum! Uma pessoa que faz uma promessa e não cumpre está sendo desonesto e pode zangar a Deus que pede intercessão.
O que diz o livro do Eclesiastes 5,3-5:

3 “Uma vez feita uma promessa a Deus, não demores em cumpri-la, pois a Deus não agradam os néscios. Cumpre o que porometestes.4 É melhor não fazer promessas do que fazê-las e não cumpri-las. Não deixeis que tua boca seja réu de pecado, nem digas depois ao mensageiro que foi por inadvertência: pois Deus se irritará ao ouvir-te e fará fracassar teus empreendimentos”. (Eclesiastes 5,3-5) Bíblia de Jerusalém.