Uma janela sobre o mundo bíblico

Isaías andou três anos nu como está escrito em Isaías 20,3?



  • Pergunta de William, Bauru - SP
  • 3919
  • 16/06/2018
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Isaías |


 Olá William de Itaboraí - RJ!

Sua pergunta aguça a curiosidade sobre este personagem Bíblico, profeta Isaías. Não que sabendo a resposta já seria o suficiente. Ela deverá nos levar a conhecer o que verdadeiramente este personagem bíblico estava querendo com esta atitude. A pergunta nos leva a literatura profética, pois marca a atitude radical do personagem. No livro do profeta Isaias encontramos:

“Então disse Iahweh: Da mesma maneira que o meu servo Isaías andou três anos nu e descalço, sinal e presságio que diz respeito ao Egito e a Cuch (Isaías 20,3) Bíblia de Jerusalém.

Como interpretar a nudez do profeta Isaías.

Prefiro entender como o texto sagrado nos indica. Olhando o texto hebraico, ele é claro, fala em nudez. Embora alguns os autores deram um sentido mais brando a nudez, por ser em ambiente profético contestatório, o texto na sua interpretação real se impõem. A nudez do profeta passa ser um sinal forte e contestador, acusando as alianças com o Egito não dariam garantias a Israel. Não estamos no erro assim interpretando. O texto é claro e tem gênero profetico contestatório.

Interpretação mais branda.

Alguns autores, por respeito humano ou mesmo moralismo, preferem entender a nudez do profeta Isaías, não como uma nudez real, mas que ele usava vestes mais leves. A apresentação da nudez de Isaías por 3 anos segundo estes comentaristas era a substituição das vestes grossas e sem calçados, usados por profetas normais, por vestes mais leves e descalço.

A bíblia clássica de Antônio Pereira de Figueiredo assim se expressa:

“Nu – segundo o “usus loquendi”, não quer designar a nudez completa, mas sim o hábito ligeiro, no caso presente indica que estava despojado do manto do luto que cobria e descalço”. (Bíblia clássica de Antônio Pereira de Figueiredo, volume 7, pág. 30, editora das Américas, São Paulo, SP, 1950).

Concluindo:

Isaías andando nu por três anos foi um sinal para o povo de Israel. O povo de Deus deveria confiar na proteção divina, como fez até o momento, do que fazer coligação imaginando segurança nas horas de infortúnio.

3919 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook