Olá Anelise Beker de Campinas - SP!

Em Apocalipse 13,17, o autor descreve a marca como "o nome da besta ou o número do seu nome". Isso significa que "o número do nome da besta é absolutamente equivalente ao nome. A utilização de números, símbolos, imagem é completamente compreensível no gênero literário apocalítico, que aparece no livro do apocalipse. Essa equivalência indica que, como nome, ele é escrito com letras; mas, como número é o análogo do nome escrito com algarismos". Assim o Anticristo aparece escrito numericamente como "666". Segundo a interpretação da Gamara judaica que dá números para as letras do alfabeto, fica complemente compreensível que o número 666 indicaria o nome do Imperador Romano perseguidor dos cristãos: Nero Cesar.

Como calcular o número da Besta, qual é sua marca?

Em Apocalipse 13,18, o evangelista João interrompendo sua visão profética da realidade passa a ensinar aos membros da comunidade a maneira correta de interpretar o que havia dito no texto escrito. Para João os maus não entenderão o significado, destes números e símbolos porque rejeitaram a Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Os que estiverem atravessando a tribulação terão o entendimento e saberão quem é o Anticristo e recusarão a sua marca. A Bíblia deixa claro que aqueles que receberem a marca da besta não poderão ser salvos (Ap 14,9-11; 16,2; 19,20; 20,4) e passarão a eternidade no lago de fogo. João mostra que Deus proverá o conhecimento necessário para que o Seu povo possa segui-LO fielmente.

A grande preocupação do evangelista João é alertar os cristãos sobre a marca da besta e que eles descubram o significado do número 666, que é o "nome" da besta. Assim, os cristãos que estiverem passando pela tribulação, recebendo o número 666 na fronte ou na mão direita, deverão rejeitá-lo, mesmo que isso signifique a morte.

Portanto, não há motivo para os cristãos de hoje encararem o número 666 de forma supersticiosa. O número em si não tem poderes sobrenaturais. A Bíblia ensina que não há nenhum motivo para atribuir poderes sobrenaturais ao número 666.

Texto base de consulta:

Odalberto Domingos Casonatto, parte do material didático utilizado no curso do Apocalipse de João, em “Números, Símbolos e animais no Apocalipse de João”, Paroquia São Francisco, bairro Santana, 2016, Porto Alegre.

Resposta de forma mais completa no site abiblia.org

http://www.abiblia.org/ver.php?id=795&id_autor=66&id_utente=&c