Continua a rgumentação do Gilberto:

Para que ler o Velho Testamento se nos foi trazido os ensinamentos de Cristo, que veio numa época mais evoluída, com mensagens de amor perdão, indulgência para o erro alheio, mais sabedoria, ou seja, uma nova luz filosófica, como se pode ver no caso da mulher adúltera...

É uma pergunta que não canso de responder, pois acredito que, como você, tantas outras pessoas têm a mesma dúvida e retenho de suma importância o entendimento desse ponto da teologia bíblica.

Categoricamente afirmo que é fundamental para nós cristãos lermos o Antigo Testamento. E explico aqui o por quê.

Não sei o seu conhecimento matemático, mas suponhamos que você consiga resolver um problema, como por exemplo a divisão de 9.300 por 150. Se é capaz de realizá-la, é bem evidente que posso tranquilamente me abster de perguntar para você quanto é 10 + 10, pois tenho certeza que você é capaz de fazer essa adição. Todavia, para que você consiga fazer aquela divisão mencionada acima, é importante que você tenha aprendido primeiro fazer a soma de 10 + 10. E esse aprendizado você não pode jogar fora, pois está à base de todos os cálculos mais complicados que você faz; você o usa também para resolver uma equação complicada.

Esse exemplo podemos aplicar, como uma metáfora, à coexistência do Antigo e Novo Testamento. Um não vive sem o outro; ambos são necessários para a nossa fé. Como o Povo de Israel foi "ensinado" a descobrir Cristo através do seu percurso histórico, assim também nós, revivendo a história de Israel podemos, com maior evidência, entender quem é Cristo e o plano de Deus para a humanidade. É óbvio que depois de aprender com Cristo que devo amar meu inimigo, não posso interpretar como os juízes o fato que Deus manda matar os inimigos; é algo que a revelação mostrou que não é correto. Mas não implica em negar que aquele momento foi um degrau fundamental para mostrar qual é o ensinamento divino. Poderíamos no máximo dizer que somos privilegiados, pois temos o Evangelho que nos revela de maneira evidente quem é Deus.

Os textos do Antigo Testamento são de uma riqueza incrível. Algumas passagens, por retratarem um período muito diverso do nosso, são de difícil compreensão. Para decifrar toda a sua riqueza, nesses casos, é necessário um pouco de estudo ou, ao menos, instrumentos adequados. Outros textos, ao invés, são de fácil compreensão e transmetem palesemente uma mensagem facilmente inteligível, que podemos considerar de grande riqueza para a nossa vida de Cristãos.

Temos que considerar que tanto Jesus quanto os apóstolos viveram de maneria radical as escrituras hebraicas, o Antigo Testamento. Nunca passou pela cabeça deles declará-los caducos.

Não é possível entender o cristianismo sem o Antigo Testamento e um testamento não tem sentido sem o outro. Por isso, leia sempre os dois testamentos, pois ambos são Palavras de Deus.