Trata-se de um caso de estudo exegético bem conhecido. Um grupo de exegetas, a partir de 1985, decidiu se reunir duas vezes por ano para estudar a questão do Jesus Histórico, pretendendo difundir o resultado de suas buscas ao público. A sua metodologia consistia, inicialmente, em tomar cada um dos ditos de Jesus e analisar para ver se era autêntico ou não.

A sua história pode ser lida no site do Westar Institute, que hospedou o grupo, na California.

É curiosa a metodologia usada nos encontros (seminários) que realizavam. Cada um preparava artigos de estudo que eram distribuídos entre os membros do grupo. Na conclusão da apresentação de cada tópico, havia uma votação com cartões coloridos, que indicavam o juízo de cada um sobre a autenticidade das palavras de Jesus nos Evangelhos.

Esse grupo produziu alguns livros, que são divulgados no site citado acima.

A questão do Jesus Histórico, isto é, saber até que ponto o que os evangelhos contam é teologia ou eventos realmente acontecidos é um tema frequente na exegese dos últimos dois séculos. Portanto, esse grupo não criou nada de novo, exceto a metodologia um pouco exótica. Não é fácil saber o que Jesus realmente disse ou que foi colocado em sua boca pelos autores sagrados. Se acreditamos na força do Espírito, essa questão é importante apenas de maneira relativa, principalmente do ponto de vista do estudo, mas não daquele da fé.