Uma janela sobre o mundo bíblico

O que é septuaginta?



  • Pergunta de José Carlos, Novo Airão - AM
  • 969
  • 22/05/2018
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Septuaginta (LXX) |


 Olá José Carlos de Novo Airão - AM!

Sua pergunta na formulação não está completa. Como o assunto é a Bíblia Septuaginta, passa ser uma pergunta interessante no mundo bíblico, respondo para termos uma compreensão desta tradução da bíblia para o grego. Se ainda tens algo a perguntar, favor enviar outra pergunta, estaremos a disposição para responder.

A Bíblia septuaginta, poderás encontrar em qualquer biblioteca de Teologia, nos Institutos de Teologia ou Universidades na área de Bíblias. Apenas existe uma ressalva está escrita em grego.

 

As origens da Setuaginta

Também chamada a versão dos setenta, indicado no próprio nome que vem do grego, que tem origem na lenda em que 72 judeus, seis judeus de cada tribo de Israel, tiveram a incumbência de fazer esta tradução do hebraico para o grego, com mais uma peculiaridade, a tradução da septuaginta se realizou em 72 dias. A partir deste momento a septuaginta se torna a tradução mais importante na versão grega do Antigo Testamento.

Este trabalho empenhativo aconteceu na cidade histórica de Alexandria, localizada no delta do Nilo. Era destaque, pela cultura, biblioteca e porto. Nesta cidade viviam milhares de judeus dedicados ao comércio que aos poucos foram perdendo a fluência do conhecimento do hebraico. A septuaginta veio para corrigir este problema. Leitores Judeus, de cultura grega, passam a ler a bíblia em grego.

Como aconteceu está tradução é material para uma próxima resposta.

969 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook