Olá Tonilson Kabengue de Luanda - Angola!

Esta pergunta não deixa de ser importante. Para responde-la supõe o conhecimento da formação dos 4 evangelhos de Jesus. Os chamados sinóticos que são três (Mateus, Marcos e Lucas) e o quarto evangelho de João.

Respondendo à pergunta tomaria como ponto de partida o que é ser discípulo ou praticar o discipulado. Se fala muito em discípulos de Jesus, o grupo dos 12 escolhidos. Mas não se fala de grupo de discípulos de Paulo, mas sim Paulo que passa anunciar o evangelho de Jesus, se considera um apóstolo de Jesus, por bondade divina e toma consigo pessoas para ajudá-lo nesta atividade de evangelizar. Não seriam discípulos, os que acompanhavam Paulo como entendemos os discípulos de Jesus.

 

Quem seriam os quatro evangelistas?

O evangelista Mateus, de origem judaica, teve seu caminho próprio, discípulo de Jesus depois passa anunciar o evangelho em Jerusalém e ali escreve o evangelho. Não é considerado discípulo de Paulo nem companheiro de evangelização

Marcos, o evangelista que escreveu o segundo evangelho, considerado como fonte para os sinóticos, inicialmente acompanhou a Paulo na sua primeira viagem apostólica, mas logo no se desentenderam, pois a personalidade de Paulo era muito forte. Não resistindo, preferiu seguir seu caminho. Mais tarde vai a Roma e se torna secretário de Pedro. Assim que o evangelho de Marcos é consierado uma catequese de Pedro.

Lucas, acompanhou mais tempo, Paulo, não conheceu Jesus, nem a Palestina em detalhes maiores, era médico, sendo considerado o médico de Paulo, em vários momentos em que adoeceu. Escreveu o evangelho de Lucas, tendo como base Marcos e os Atos dos Apóstolos considerado a segunda parte do evangelho de Lucas.

João discípulo de Jesus, um pescador no mar da Galileia seguiu seu próprio caminho e organizou a Igreja de Éfeso, ali escrevendo o quarto evangelho e recebendo na ilha de Patmos a incumbência de escrever o Apocalipse de João.

Concluindo:

Mateus, João foram discípulos de Jesus.

Marcos e Lucas foram companheiros de viagem de Paulo.