A salvação não é uma coisa automática e não acontece graças à ação de uma varinha mágica: é um dom de Deus. O Povo aprendeu isso aos poucos e foi plenamente revelado através de Cristo.

A pregação no nome de Deus não garante a Salvação, embora seja um pedido de Jesus, quando ele estava subindo para o céu (Marcos 15,15-16):

Vão pelo mundo inteiro e anunciem a Boa Notícia para toda a humanidade. Quem acreditar e for batizado, será salvo. Quem não acreditar, será condenado.

A salvação não é uma conquista humana, mas um dom divino. Deus, através de Cristo, conseguiu e garantiu a nossa salvação uma vez por toda. Mas um presente precisa ser aceitado, recebido na própria vida, testemunhado e abraçado com um comportamento consequente, digno da escolha feita. A fé precisa ser acompanhada pelas obras e então vem a salvação.

Ela não é automática por que Deus nos deixou livres para abraça-la ou escolher outra estrada. O presente garantido de Deus pode ser rejeitado. Anunciar essa Boa Nova é uma porta que se abre à humanidade e traz salvação.