Olá Cristiano Lima de São Paulo - SP!

Relutei inicialmente em responder a questão pois nada parece com uma pergunta que costumamos responder. Mesmo assim coloco em forma resumida alguns pontos importantes da carta de Paulo aos Gálatas. Mesmo tendo o resumo isto não e tudo, o melhor mesmo seria que tomasse a iniciativa e lesse toda a carta são apenas 6 capítulos escritos em torno de 8 ou 9 páginas.

A carta aos Gálatas é considerada uma das 4 grandes cartas paulinas está junto com Romanos, 1 e 2 de Coríntios. Ainda podemos dizer que nela está contido o resumo da maior carta de Paulo aos Romanos. Sem dúvida a mensagem que transmite Paulo aos Gálatas é importante.

A carta aos Gálatas apresenta uma temática variada para a formação da vida Cristã. Nela encontramos orientações pastorais diretas de Paulo aos Gálatas para serem observadas. Encontramos temas como: fé, liberdade cristã, a antítese carne x espírito, o primado do mandamento do amor, a igualdade em Cristo. A superação dos critérios de diferenças sociais, raças e a excelência do espírito. É tratado o catálogo dos vícios que nos afastam de Deus e das virtudes que culmina no amor.

A salvação advinda da adesão a Cristo, é oferecida gratuitamente, aos que creem, libertando-os de qualquer vínculo.

A carta aos Gálatas apresenta a controvérsia que Paulo enfrenta com os judaizantes, recém batizados mas que querem continuar com práticas judaicas, a lei do puro e do impuro, a circuncisão etc. retornar a estas práticas estariam afastando as pessoas da gratuidade da salvação. Paulo e incisivo com os Gálatas usando palavras duras: “O Gálatas insensatos...”

A máxima encontrada em Gálatas 5,1: “É para a liberdade que Cristo libertou” é convite diário para os cristãos lutarem pela libertação num mundo de opressões.