Olá Bruno Henrique Ferreira da Silva de Belo horizonte - MG!

Refletindo sobre sua pergunta, uma vez mais passei a considerar como uma pergunta curiosa. A exatidão dos metros, não vamos encontrar, nos escritos bíblicos, mas por ser uma pergunta que envolve um assunto interessante e atual, a cidade de Jerusalém, deixo alguns pontos que poderão responder sua pergunta.

O Muro na Atualidade,

A extensão das muralhas de Jerusalém nos dias de hoje, totalizam um pouco mais de 5.000 metros. Quase toda a extensão se pode fazer caminhando por cima do muro, especialmente preparado para esta finalidade. Na época de estudante em Jerusalém fiz varias vezes este trajeto, levando brasileiros que chegavam a Jerusalém ávidos por conhecerem está cidade.

Para as muralhas de Jerusalém na época de Neemias, existem duas teorias de arqueólogos: A teoria maximalista de Vincent, (não é muito aceita) e uma segunda teoria mais realista de Avi-Yonah, chamada teoria minimalista. Praticamente esta teoria na atualidade é aceita por todos.

Respondendo a primeira parte da pergunta:

Utilizando-nos da teoria minimalista da cidade de Jerusalém descrita pelo arqueólogo israelita Avi-Yonah, na época de Neemias, os muros da cidade englobavam a cidade de Davi, e o local do templo de Salomão no monte Ophel, onde foi construído o templo. Os primeiros capítulos de Neemias narra em detalhes, a situação das muralhas caídas e portas queimadas. Seguindo a teoria de Avi-Yonah, a extensão da muralha totalizaria 1600 metros, 8 metros de altura e reconstruída em 52 dias.

Para a segunda pergunta quantos metros foram reconstruídos, deixamos que permaneça no mundo das curiosidades. Até que apareça alguma teoria convincente.

Consulta:

LOFFREDA, P. Stanislao, ofm, Topografia di Gerusalemme, fino al 70 d.C., I Tavole, Gerusalemme 1982, pág. 15.