Olá João Delfino de Oliveira de Santo André!

Embora a pergunta assim como é apresentada apresenta inconformidades, o importante é que conseguistes descobrir uma das importantes chaves da leitura destes 5 primeiros livros do Novo Testamento: os 4 evangelhos e os Atos dos Apóstolos. O caminho da compreensão destes livros e saber localiza-los nas épocas em que foram escritos. Saber o  porque que o evangelho de Marcos deu origem a Mateus e Lucas, e um outro elemento importante o local onde foram escritos.

Comecemos pelo evangelho de João considerado o último evangelho escrito que consta no Novo Testamento, foi escrito por João nos anos 94, final do primeiro século na cidade de Éfeso. Assim este evangelho colocamos de lado, pois os Atos dos Apóstolos foi escrito antes do Evangelho de João.

O evangelho de Marcos, foi o primeiro a ser escrito no ano de 64, em Roma, é uma catequese de Pedro, Marcos foi seu secretário, e ainda os escritos dos Atos dos Apóstolos não tinham sido escritos.

O evangelho de Mateus é anterior aos Atos foi escrito em Jerusalém, pelo evangelista Mateus pelos anos de 70 d. C.

O evangelho de Lucas e os Atos dos Apóstolos, foram escritos pelo mesmo autor, Lucas, ele teve como fonte Marcos escrito anteriormente, por este motivo está entre os três evangelhos sinóticos, e assim terminado de escrever o evangelho, continuou com a narrativa dos Atos dos Apóstolos.

Podemos caracterizar este dois livros como um só, um livros com duas partes. O primeiro livro do evangelho de Lucas fala de Jesus e os Atos da continuidade com as comunidades e as atividades dos Apóstolos.

Concluindo: Os Atos dos Apóstolos foi escrito por Lucas, depois dos três primeiros evangelhos, chamados sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas) e foi escrito poucos anos antes do evangelho de João.

 

Nota: Os livros do Novo Testamento não estão em ordem cronológica. Eles estão por ordem de importância. Na cronologia seria a primeira carta aos Tessalonicenses considerado o primeiro escrito do Novo Testamento. O evangelho de Mateus foi o mais utilizado nas comunidades por este motivo foi colocado com o evangelho de abertura do Novo Testamento.

Penso que na pergunta está a ordem da Biblia os evangelhos e depois os Atos, que na verdade não obedeceram a cronologia.