Olá Jorge Luís Ferreira da Silva !

Se quisermos nos ater somente no texto Bíblico de 1 Reis 21, que narra este episódio da vinha de Nabot a resposta é simples. O que o texto diz:

1Eis o que se passou depois desses fatos: Nabot de Jezrael tinha uma vinha em Jezrael, ao lado do palácio real. (1Reis 21,1

 

Completando a resposta: o Vale de Jezrael

Localizado aos pés do Monte Carmelo, na região da Galiléia. Vale fertilíssimo, onde nas épocas bíblicas se cultiva uvas e se armazenava o vinho. A arqueologia nos últimos anos comprovou estes fatos bíblicos.

 

Os dois palácios do Rei Acab – Rei de Israel

O primeiro Palácio, ligado mais diretamente ao Rei, se encontrava na Samaria. Local não distante da cidade de Nablus da atualidade.

 

O segundo Palácio de Jeszael (onde acontece o fato bíblico)

localizava-se na planície de Jezrael, vale fertilíssimo onde cultivava-se vinhas etc.

De pouca duração, esta segunda cidade, servia de base e treinamento militar para o exército do Rei Acab.

Franklin assumiu que não é cristã, nem confessa qualquer outro tipo de fé, mas atestou que a Bíblia de fato pode ser usada para ajudar nessa pesquisa.

 

A busca da cidade de Jezrael pela Arqueologia de Israel

Nos últimos anos foram feitas diversas campanhas arqueológicas que conseguiram identificar a cidade de Jezrael no vale do mesmo nome, e comprovaram que nos tempos bíblicos ali se cultivava vinhas e existia produção de vinho. A arqueologia vem confirmar as narrativas bíblicas. Muitos arqueólogos deram seus depoimentos, uma delas embora não sendo cristã afirma: que encontrou a prova da história bíblica da vinha de Nabot, alvo de uma armação da então rainha Jezabel.

 

O seu depoimento foi este:

"Como arqueóloga, não posso dizer que definitivamente havia um homem específico chamado Nabot que tivesse uma vinha particular", disse ela ao 'Breaking Israel News'. "A história é muito antiga, mas do que eu encontrei, posso dizer que a história descrita na Bíblia provavelmente poderia tenha ocorrido aqui no Vale de Jezrael". (Dra. Norma Franklin)

A Dra. Norma Franklin, da Expedição Jezrael (Jizreel), fazendo diversas campanhas arqueológicas neste local, confirmou que o Vale de Jezrael era uma área produtora de vinhos nos tempos bíblicos – alinhando-se com a história da vinha de Nabot, narrada na Bíblia em 1 Reis 21.