Muitos gostam de colocar diante de si o ideal de ler a Bíblia inteira, do começo até o fim. O início, Gênesis, é uma das opções que existem, mas não é importante. De fato, a Bília é formada por um conjunto de livros que podem ser lidos em uma ordem variada, sem uma sequência ideal.

Faço menção às recomendações dadas por Ombretta, em uma resposta postada aqui no site. Leia um evangelho inteiro, depois comece lendo os livros históricos, a partir de Juízes, por exemplo. Depois os Atos dos Apóstolos.

Lembre-se sempre que ler de maneira assídua e um livro depois do outro pode ser cansativo e, às vezes, chato, principalmente quando falta um pouco de preparação, pois há textos bíblicos que são bem áridos e difíceis de entender.

Outra sugestão é seguir as propostas feitas pela Sociedade Bíblica do Brasil, que apresenta diversos planos de leitura da Bíblia.

Toda leitura da Bíblia é oportuna e recomendável. Todavia não pense que exista uma maneira única de ler a Bíblia. Cada um pode montar a sua própria metodologia.