Olá Ananias Nazário do Rio de Janeiro!

João Batista e seu discípulo João evangelista.

Sim o evangelista João foi um discípulo de João Batista, no deserto. João é um dos dois discípulos que João Batista, envia para tornarem-se discípulos de Jesus (conforme João 1,35-45). Esta passagem se torna difícil de identificação, porque é omitindo o nome do segundo discípulo. Os autores comentando este acontecimento, argumentam que em todo o evangelho de João não aparece seu nome, pois foi ele que escreveu o evangelho e estrategicamente omitiu o nome.

Lendo diferentes comentários sobre o fato, coloco o que dois autores de comentários sobre o Novo Testamento, (Juan Mateos-Juan Barreto, 1989 e Bettencourt, 1960) afirmam. Vejamos os comentários:

O outro discípulo não será identificado em todo o evangelho…Este discípulo, por viver com Jesus, experimenta a glória-amor (1,39b Leit.), identifica-se como o discípulo que amava Jesus (conforme. 20,2.3.4.8) e estará também ao pé da cruz (19,26s) Aquele que vive com jesus é objeto de seu amore é amado por ele. (Mateos-Juan Barreto, 1989, pág. 40)

 

“Fez-se primeiramente discípulo de João Batista (conforme Jo 1,35-40); depois junto com seu irmão Tiago, tudo deixou para seguir o Senhor Jesus (conforme Mateus 4,21)... Discípulo que Jesus amava por excelência (conforme Jo 21,7) segue o texto com outras passagem do evangelho que aparecem João. (Bettencourt, 1960, pág.213)