Uma janela sobre o mundo bíblico

O que levou Paulo a fundar a igreja em Tessalônica?



  • Pergunta de Vanderlei de Grecci, Campinas
  • 1512
  • 02/04/2018
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Paulo | Igreja |


O objetivo primordial do apóstolo dos gentios era propagar a Boa Notícia revelada por Cristo. Esse anúncio foi feito por Paulo especialmente aos Judeus Gentios, isto é, àqueles judeus que não nasceram judeus, mas que se convertaram ao judaísmo. Esses judeus, que não tinham os mesmos privilégios religiosos dos judeus nascidos como tal, viviam fora de Jerusalém, especialmente nas cidades das atuais Grécia e Turquia. Esses foram os ambientes por onde Paulo passou, nas suas viagens apostólicos, como contado pelo livro dos Atos dos Apóstolos.

Paulo chegava em uma cidade e procurava se inserir na comunidade dos judeus, pois ele mesmo era um judeu. Tendo a mesma base religiosa, tentava conquistá-los, transmitindo a mensagem de Cristo. Em alguns lugares foi bem acolhido e em outros menos. Naqueles lugares onde a sua pregação fazia sucesso, nascia uma comunidade cristã, uma "igreja", que, às vezes, coincidia com a comunidade dos judeus e outras se separava e se distinguia.

Essa dinâmica é muito evidente em Tessalônica, conforme aquilo que conta Lucas em Atos 17. Paulo, chegando na cidade, procura a Sinagoga e anuncia Jesus durante os encontros da comumidade de judeus nos sábados. Não teve muito sucesso, pois, junto com Silas, teve que escapar do lugar. Mas é provável que conseguiu converter o coração de alguns, que em seguida fizeram com que acomunidade crescesse.

1512 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook