Olá Fabiana Lopes de  Vacaria - RS!

De fato na leitura da narrativa da morte de Jesus que encontramos nos evangelhos sinóticos destaca a expressão enigmática de Jesus "pai porque me abandonaste ".

Para entendermos melhor o significado desta expressão passemos a conferir o texto de Mateus 27,46:

“Lá pela hora nona, Jesus deu um grande grito:  “Eli, Eli, lemá sabachtáni?” isto é: “Deus meu, Deus meu, porque me abandonaste”? (Mateus 27,46) Bíblia de Jerusalém

Frase semelhante encontramos também no evangelho de Marcos e Lucas. Entretanto João apenas coloca estas palavras na boca de jesus: “Está consumado”.

A compreensão desta expressão de Jesus veem do Salmo 22 que anuncia os sofrimentos e a esperança do justo, Salmo 22,2-3:

“Meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste? As palavras do meu rugir estão longe de me salvar! 3Meu Deus, eu grito de dia, e não me respondes, de noite, e nunca tenho descanso.” (Salmo 22, 1-2) Bíblia de Jerusalém.

Este grito e súplica de Jesus não é de desespero sem solução. Inspirado na escritura, o evangelista quer mostrar que o grito do justo encontrará eco, tudo segue e termina em uma certeza jubilosa de um grito triunfal ocorrido na noite de Páscoa. Jesus ressuscita.