Uma janela sobre o mundo bíblico

O que é a ordem segundo Melquisedec?



  • Pergunta de Auricelio Marreiro da Silva, Jandira - SP
  • 1188
  • 01/04/2018
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Melquisedeque |


Olá Auricelio Marreiro da Silva de Jandira - SP !

Novamente chega até nós uma pergunta com respeito a esta figura misteriosa que aparece no livro do Gênesis, reconhecida por Abrão, como legítima, vindo oferecer a ele o dízimo.

Respondo rapidamente para que tenhas um início de estudo sobre Melquisedec, e possa fazer a leitura de outras respostas que estão no portal e que poderão ajudá-lo. Indico uma pergunta semelhante a sua já respondida.

“Segundo a ordem de Melquisedec" Que ordem é essa?”

Poderás encontrá-la em http://www.abiblia.org/ver.php?id=9050

 

O que seria esta ordem de Melquisedec?

Quando falamos em ordem segundo Mequisedec, não podemos invocar significados modernos de ordem que seria por exemplo algum tipo de sociedade secreta tipo, Maçonaria, ou uma ordem Mística como Rosa Cruz, ou mesmo os Templários. Nada disso e nem se refere a uma organização preservada desde os tempos antigos ou classe sacerdotal. Esta expressão “segundo a ordem de Melquisedec” significa que o sacerdócio de Jesus é do mesmo tipo, do sacerdócio de Melquisedec citado no livro do Gênesis.

 

Quem seria Melquisedec?

A história de Melquisedec aparece no livro do Gênesis, e desaparece logo em seguida, passando ser apenas referência. Ele era rei de Salém (muitos autores identificam como Jerusalém) e sacerdote de Deus (Gênesis 14,18). Abençoou Abraão e recebeu o dízimo dele depois da vitória do patriarca contra Quedorlaomer.

A descendência de Melquisedec era desconhecida. Melquisedec como sacerdote exerceu esta função antes mesmo de Isaque, não pertencia a tribo de Levi. Era sacerdote aprovado por Deus, com linhagem própria.

Deus no Antigo Testamento pensou na vinda de Jesus, e coloca Melquisedec como protótipo do sacerdócio de Cristo ajudando o povo a entender a missão de Cristo. É exatamente isso que o autor de Hebreus nos mostra, usando Melquisedec como tipo de Cristo.

O sacerdócio de Jesus não segue o sistema dado no Monte Sinai (Hebreus 8,4), segundo a Lei Mosaica. O fato de Deus ter declarado Jesus sacerdote eterno serve de prova de mudança de lei. (Hebreus 8,6). Em Jesus um novo sacerdócio surge.

 

Concluindo

A figura de Melquisedec que exerceu seu sacerdócio antes do advento da Lei dada por Deus a Moisés no Monte Sinai, bem como a expressão “segundo a ordem de Melquisedec” não faz referência a uma “ordem”, como entendemos hoje em dia ou “linhagem secreta” de sacerdotes especiais, mas nos diz que antes de Deus instituir o Sacerdócio segundo a Lei do Monte Sinai, (que é o sacerdócio na casa de Levi), Cristo já era mediador e Sumo Sacerdote de seu povo. Cristo vai além do sacerdócio segundo a Lei. Cristo apresenta-se como sacerdote eterno e mediador entre Deus e os homens.

1188 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook