Uma janela sobre o mundo bíblico

Por que se vendem ovos de chocolate pra comemorar a Páscoa?



  • Pergunta de Susana dos santos ribeiro , Itanhém
  • 2311
  • 30/03/2018
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Páscoa |


O uso do ovo de chocolate começou somente no Século XVIII, com o rei francês Luis XIV, que pediu ao seu "chocalatier" para fazer um ovo com creme de cacau. Mas o costume de dar de presente um ovo na Páscoa é mais antigo e é do tempo da Idade Média.

O ovo desde a antiguidade traz consigo um grande valor simbólico. Em aglumas culturas, terra e céu se unem para formar um ovo, que é o símbolo da vida. No Egito, o ovo era a origem de toda a gama dos 4 elementos: fogo, ar, água e terra. Mas são principalmente os persianos que amavam dar de presente, no início da primavera, ovos. Isso se dá por que nesse período a vida reaparece, quando as plantas brotam e a vida aparece com toda a sua força.

Os cristãos tomaram esse simbolismo e, desde a Idade Média, usam o ovo como símbolo do milagre da ressurreição de Cristo.

O costume de dar ovos de presente começou a se difundir na Alemanha. Os ovos fervidos eram embrulhados em folhas e flores e assim ficavam automaticamente coloridos.

Essa tradição, misturada com a ideia do rei francês, deixou como herança os ovos de páscoa de chocolate.

Eles não têm nenhum sentido se não relembram a vida que para nós é data através do mistério da paixão; a vida definitiva que recebemos de Cristo.

2311 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook