No Novo Testamento não há uma passagem que coincida com sua pergunta. Todavia tem um texto na Carta de Paulo aos Coríntios que diz que a mulher não pode usar cabelos curtos, assim como o homem não pode usar cabelos compridos. Embora não se saiba com certeza, é provável que Paulo fala contra dois sinais que, na sua época, eram tidos como revelação de tendências homossexuais.
Esse texto não é absolutamente machista, pois no final, no versículo 12, Paulo afirma que, como o homem, a mulher vem de Deus e nele são todos os dois iguais.

 

Deuteronômio 22,5

Talvez você esteja buscando Deuteronômio 22,5, que é Antigo Testamento:

Não haverá traje de homem na mulher, e nem o homem vestirá roupa de mulher; porque, qualquer que faz isto, abominação é ao Senhor teu Deus.

Esse texto é bastante claro, mas não pode ser usado como arma machista para perpetuar a intolerância em ralação às mulheres. Você dirá que ninguém faz isso. Temos certeza? Pergunte-se quantos usam esse versículo para questionar onde a Bíblia diz que o homem não pode usar roupas de mulher. E isso também é dito aqui! Mas nunca é visto como um peso sobre a cabeça dos homens, apenas sobre as mulheres; e isso claramente testemunha uma leitura machista da Bíblia.

Obviamente penso que esse versículo não queira dizer que a mulher não pode usar calça comprida ou que o homem não deva usar saia. A preocupação do autor sagrado é muito mais elevada do que isso. De fato, as roupas mudam com o tempo e o que então era um costume hoje já não o é. De fato, naquele tempo os homens usavam túnicas, como até hoje no Médio Oriente. Mas nós não o fazemos. Portanto o texto de Deuteronômio fala de algo superior e não meramente um chamado ao vestir.

A palavra que nos ajuda a entender qual é a preocupação do autor é “abominação”. Esse termo na Bíblia é ligado com a idolatria, com o culto a deuses pagãos. Por isso, os exegetas pensam que a prática do uso de roupas masculinas por mulheres e femininas por homens estava ligada a algum culto pagão e por isso é condenado, evitando assim a idolatria dentro de Israel.

 

Atenção com regras machistas

Como disse em outro momento, acredito que por trás de regras tradicionais, que muitas vezes buscam bases bíblicas, exista um grande machismo. Normalmente é a mulher que deve se sacrificar, enquanto o homem, que normalmente estabelece essas leis, pode viver livremente. As comunidades intransigentes deveriam, ao menos, ser equilibradas quanto ao gênero: exigir esforço seja de um que do outro sexo.

Uma organização, eclesial ou social, tem o direito de pedir aos seus membros um certo teor no vestir-se, como faz por exemplo o exército, onde todos têm um uniforme. Não há um erro nisso e nem se configura, a priori, um pecado. Todavia existe pecado em sustentar o fato que a Bíblia exija das mulheres e dos homens certos vestidos. Não há nenhum fundamento bíblico a imposição de certos costumes referentes ao vestir.