Gostaria de saber se os dinossauros viveram antes, durante ou muito depois da criação do homem?

Pergunta de Roni, Duque de Caxias
Resposta de Luiz da Rosa, em 30/12/2005


Leia mais sobre Criação

Oi, Roni. A sua pergunta sobre os dinossauros é, de verdade, interessante. Em si ela é um pouco ingênua, mas suscita uma reflexão muito importante, uma reflexão sobre a historicidade dos textos bíblicos e o seu conteúdo ideológico.
Faço, primeiro de tudo, uma observação. Há tempo, século XVIII, alguns exêgetas, pessoas que estudam a Bíblia, tentaram dizer que o texto bíblico é verdadeiro apenas se é também um dado histórico. Para eles, portanto, a Bíblia pode ser apenas uma ilustração da verdade e não, como defendemos, a sua mediação, a estrada que conduz à verdade. Aplicando esse caso a sua pergunta, podemos usar esse exemplo: se a teoria de Darwin, segundo a qual o homem é fruto de um processo de evolução a partir do macaco, for verdadeira a história da criação, como contatada pelo livro do Gênesis, deve ser considerada algo obsoleto e descartado e tido apenas como uma literatura primordial, que expressa a ignorância científica de um tempo muito remoto. Porém essa posição não faz parte da interpretação da Bíblia. Ela foi interpretada sempre a partir dela mesma e não depende de fatores esternos. É óbvio que não é irrelevante que a revelação bíblica tenha ou não bases históricas, mas é igualmente importante tirar do texto uma mensagem teológica.
Em linhas gerais e sem aprofundir o argumento poderíamos dizer que, na Bíblia, o ensinamento teológico faz parte da revelação divina, mas os dados ligados aos conhecimentos da época não fazem parte dessa revelação. Portanto, falando de criação do mundo, a revelação divina mostra que Deus criou tudo e que o homem e a mulher estão no centro dessa criação. O modo como Deus criou é relativo e traduz o conhecimento que o autor do Gênesis tinha. Portanto a teoria de Darwin ou outra sobre o desenvolvimento da vida na terra não contradizem a Bíblia e quem crê que o homem veio do macaco não é contrário à Bíblia.
Falando concretamente da criação, temos duas histórias diferentes. A primeira é contada em Gn 1 e a segunda em Gn 2,4-25. O primeiro relato fala um pouco da criação de tudo, em seis dias (no sétimo Deus repousa): luz, firmamento, mar, terra, plantas, estrelas, animais e ser humano. O segundo relado conta apenas sobre a criação do homem do barro, da mulher de sua costela e do jardim do édem. Nesse segundo relato tem também a criação dos animais, mas eles são criados para ver se serviam como companheiros para o homem, que se sentia só.
Esses dois relatos já são suficientes para nos deixar perplexos, sobretudo se somos fundamentalistas e pensamos que aquilo que a Bíblia diz é coisa histórica: se asssim fosse Deus teria criado o homem duas vezes, em Gn 1,26 e em Gn 2,7ss? Claro que não. São apenas dois modos de ver a criação, ambos revelando que Deus é o autor e o homem a obra prima da criação.
Os dinossauros, seguindo o livro do Gênesis, teriam sido criados juntamente com todos os animais, embora não sejam mencionados – nenhum animal é nominado com seu nome. No primeiro relato (Gn 1,20-23) eles teriam sido criados no quinto dia, enquanto que no segundo relato (Gn 2,19) foram criados junto com todos os animais para ver se servia como auxiliar ao homem.

Até agora não respondi, a nível científico, a sua perguntta. Sinceramente não tenho capacidades para tanto, mas você vai encontrar em qualquer livro de história da humanidade uma resposta cronológica. Dizem que os dinossauros começaram a aparecer na terra há 230 milhões de anos e viveram até 65 milhões de anos atrás. O homem, porém, segundo estudos de fósseis, é muito mais recente. Ele teria nascido, o assim chamado ‘homo sapiens’, há 150 mil anos atrás.

5745 visitas

36 comentários

Postar um comentário

  • renan (niteroi) - 12/09/2014

    MEU DEUS AS PESSOAS AINDA ACREDITAM NA BIBLIA? ATE ARCA DE NOE O PESSOAL FALO AI RSRS GENTE VAMOS ACORDAR PRA VIDA!!

  • Ademar (aracruz) - 16/06/2014

    A criação dos animais está relatada em Genesis, isso para quem acredita na Bíblia né. Logicamente que os dinossauros conviveram com o homens.

  • Matheus (São Paulo) - 15/06/2014

    A pergunta foi tratada como ingênua, mas várias teorias e nenhuma resposta à questão levantada. O fato é que: quem acredita em Deus e na Bíblia vive cercado por dogmas e fé na palavra. Sempre tive esta dúvida sobre a cronologia dos fatos históricos com os dados relatados na Bíblia. Tenho visto várias teorias ao longo do tempo, como por exemplo a dos Deuses astronautas, até agora na minha opinião os historiadores estão em desvantagem, e por conta disse eles vão continuar existindo por muito tempo. Muitas dúvi...

  • carlos reis (ananindeua PARÁ) - 08/04/2014

    olá a todos mais todos esses comentarios foram em vão o nosso criador tem todas as qualidades inesplicaveis para o homem entende.Deus criou o mundo em 7 dias para o homem como as semanas mais para Deus um dia é mil anos conforme diz a bíblia em joão . quando Deus criou o mundo foi em 7 mil anos já te perguntou pq os dinosauros era todos lagartos ? o mundo tava em transformação com o tempo o ar e a terra tudo era grande. no livro d genesis cap1ver21 diz q Deus criou monstros marinhos era os dinosauros so q eles não ...

  • Alex (Manaus) - 15/03/2013

    Em "sua santa ignorância sobre a ciência", você está certa Amora. Provavelmente a espécie humana, teria sido dizimada pelos dinos. O ancestral comum dos mamíferos teria surgido após a extinção dos grandalhões. (Veja aqui uma projeção gráfica do candidato a ser nosso primeiro ancestral comum com os demais mamíferos: http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/afp/2013/02/08/brasileiro-e-coautor-de-estudo-que-revelou-o-ancestral-dos-mamiferos.htm). É... antes de "termos sido" macacos, "fomos" ratos!

  • luiz carlos maldonado (rio de janeiro-rj) - 15/03/2013

    o livro genesis vejo como uma imensa "parabola" e cuja ordem cronologica se for lida e discutida com atenção também não corresponde a lógica. A ciencia já demonstrou que cada dia representa uma era.Fibonecci já demonstrou ou pela razão aurea ou pelos ciclos, como a coisa funciona. se houve um big-bang, o que deveria existir antes para que se formasse massa a ponto de explodir. isso pietro ubaldi também explicou. concordo com darwin até o ponto onde ele não conseguiu fechar o elo que já é outro assunto que não vale ...

  • amora (santos) - 14/03/2013

    na minha santa ignorancia sobre a ciencia creio que chegamos até aqui na evolução por causa da extinção dos dinossauros ou estariamos até hj acuados em alguma caverna.

  • vagner ramos dos santos (ferraz de vasconcelos) - 02/03/2013

    é sobre a santa ceia em joão 6:55 e 56 jesus disse porque a minha carne verdadeiramente é comida e o meu sangue verdadeiramente é bebida quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele

  • Leonardo (Itajubá) - 28/02/2013

    também acreditava na idéia que o dinossauro veio antes do homem mas ao ler a Biblia voltei a ter dúvida por Deus fazer o sol no vers 3, ou seja, o dinossauro não iria sobreviver sem o sol.

  • Alex (Manaus) - 19/02/2013

    De acordo com a ciência, os dinossauros foram extintos a cerca de 66 MILHÔES de anos. O homem teria surgido a cerca de 200 MIL anos. Portanto, pela ciência, com o que se sabe hoje, quando o homem surgiu os dinossauros já tinham sido extintos há mais de 60 milhões de anos! Já a Bíblia não fala em dinossauros, aí cada um pode interpretar como quiser!

  • neto (vila vellha) - 12/10/2011

    olá pessoal vamos palpitar tambem,os dinos foram criados por Deus juntos com os outros animais se vc ler na biblia vai ver que os animais foram criados antes do homen,porem os dinos foram extintos antes da criação do homen, sucedeu na queda de lucifer/satanás e 1/3ª pate de anjos provocando uma grande explossão aquela q a ciencia chama de um grande meteoro isso pq a queda de lucifer foi antes da criação do homem, apenas os animais menores sobreviveram os dinos ñ suportaram o grande impacto e devastação.

  • mary (sp) - 06/07/2011

    Não Francielly,não pode ter sido em outra parte pq foi Adão que nomeou todos eles. E alem do mais não teria comida suficiente para um casal de dinos, na arca e tambem eles ocupariam um grande espaço na Arca.

  • francielly (vitória de santo antao) - 06/06/2011

    mais o mundo era (é)muito grande entao o homem viveu em uma parte e os dinissauros em outra

  • francielly (vitória de santo antao) - 06/06/2011

    mais o mundo era (é)muito grande entao o homem viveu em uma parte e os dinissauros em outra

  • mary (sp) - 02/04/2011

    Olha minha gente,não tinha como os dinos viver na nossa época pq certamente teria nos engolido.

  • carlos (santos) - 28/10/2010

    para Deus um dia e trezentos milhoes de anos e a mesma coisa quem marca o tempo e o homem e nao Deus Deus criou o homem depois dos animais mais o homem nao que acreditar em Deus preferem acreditar que o nada fez tudo e todas as coisas porque o homem e tao engrato Deus quer que o homem adorem a ele como um pai vejam e tudo tao perfeito tao lindo como tudo isso apareceu do nada da mesma forma que o homem cria as coisas perfeitas Deus criou tudo e todas as coisas porque e tao dificio de acreditar em Deus olhem as prov...

  • EDSON (Belém do Pará) - 27/10/2010

    Oziel de Cosmópolis e J Gabriel de São Jose dos Campos, desculpem, mas vocês precisam conhecer a Bíblia meus irmãos, para não falarem tanta besteira, tanta heresia, já basta as boboseiras que o Marcelo Almoedo falou. É verdade que satanás foi lançado do céu, mas, num momento antes da criação das coisas, é verdade que ele caiu sobre a terra, por isso a terra estava sem forma; agora vazia, é porque Deus não havia criado nada na terra. J Gabriel, quando satanás caiu ainda não havia planta, não havia sol, não havia nad...

  • EDSON (Belém do Pará) - 27/10/2010

    Oi Roni de Duque de Caxias. Todos os animais foram criados por Deus no início de tudo como relata o livros de Gen.1:24,25; Principalmente no texto "bestas feras" ou "animais selvagens", isto quer dizer que Deus criou animais que não estariam em convivencias, contato com o homem, aí está a criação dos "dinossauros", então Roni, eles viveram durante a criação do homem. O Luiz da Rosa não respondeu nada, se complicou com tantas palavras que ele acha bonita. Agora, o Marcelo Almoedo de Recife, ele nem sabe que é um t...

  • marina de matos (senges) - 18/10/2010

    poxa eu sempre tive essa curiosidade de saber,se os dinossauros existiram antes de jesus ou depois,e pelo jeito vou continuar sem saber né,dava pra responder depois nos é que somos ingenuos.

  • Marcelo Almoedo (RECIFE) - 14/10/2010

    alguns milhões de anos e não cremos em muitas tradições relatadas na Bíblia há tão pouco tempo. Para espancar a dúvidas, vou apresentar aqui os dados que nos levam a aceitar, duvidar ou rejeitar alguma afirmação. “Tem gente que se diz Ateu, mas acredita, fervorosamente, mesmo sem ser do ramo, que um achado arqueológico, um pedacinho de osso possa ter pertencido a um animal que teria vivido cerca de trinta milhões de anos atrás. Porém, esta mesma pessoa, diz que não acredita que, há apenas dois mil anos, passou ...

  • oziel (cosmopolis) - 01/09/2010

    olha meus amigo uma resposta tenho para voces,queno primeiro verciculo de nossas blibia dis no principio Deus criou o céu ea terra.isto se nóis repararmos tem um ponto final deste ponto final até o inicio tem um longo periodo de tempo tudo antes deste periodo poderia te em nossa terra.mais depois da queda de sátanas tudo que tinha vida sobre a terra morreu porque foi um grande choque sobre a terra inclusive ele satanás na epoca de Adã e Eva ele já estava na terra então a minha lógica é que os dinossauro foram esti...

  • j gabriel (saojose dos campos) - 10/08/2010

    nao sei muito sobre teologia, mas procuro conhecer a biblia pois relata nossa istoria, e nos mostra Deus nosso auticimo e soberano Pai. É verdade q a biblia nos remete a uma serie de perguntas, e muitas vesses nao temos resposta mas esses pontos de enterrogaçao testemuhao a nossa fé em Cristo, pois se tivessemos todas as respostas seria fasio servi a Deus. Condisente a pergunta ate onde pudi aprender e compreender, os dinissauros viveram sim na terra i seus foseis sao testemunhas disto seu tempo e indert...

  • kaka - 10/07/2010

    Meu Deus! Tem cristao q acredita em Jesus, mas nao em certos livros (Genesis)da Biblia? Os dinossauros existiram sim! A palavra "dinossauro" nao esta na Biblia pq ela so foi inventada em 1841 por Sir Richard Owen, entao foi inventada dpois q a Biblia ja estava "pronta". Mtos acreditam q na antiguidade as pessoas referiam os dinossauros como dragoes, eh assim q eles os chamavam. O planeta terra tem cerca de 6 mil anos! NAO milhoes! A palavra de Deus diz q Deus fez o mundo em 6 DIAS (NAO milhoes) e descancou no 7! ou...

  • helio (ssai pedro da aldeia) - 08/05/2010

    Jefté - Florianópolis (17/09/2009)disse: ... No dilúvio, Deus teve o cuidade de salvaguardar de toda a criação, no mínimo um par. Portanto, os dinossauros só não foram guardados porque foram criados pelos homens (ou seja, nunca existiram)... Desculpa, ou então Noé fez churrasco para Deus. Gen.8 20-21.

  • Clebson (Brasília) - 24/03/2010

    A resposta a esta polêmica questão encontra-se em Jó 41:1-34. Deus em conversa com Jó deixa bem clara a existêcia de uma terrível criatura chamada leviatã, que era altamente temida pelos homens. Nesta passagem ele descreve todas as características dessa criatura como sendo-as de um dinossauro. Homens e dinossauros conviveram juntos. Leiam e matem definitivamente esta dúvida.

  • HENRIQUE (belem) - 16/03/2010

    EXISTE DENTRO DOS ESTUDOS TEOLOGICOS QUE CHAMAMOS TEMPOS BIBLICOS POIS SABEMOS QUE ENTRE GN 1;1 E 1:2 EXISTE MILHÕES DE ANOS ,POIS, DEUS É PERFEITO E NÃO FAZ NADA PELA METADE OU INCOMPLETA CRIOU A TERRA PERFEITA EM EZ: 28:13 ENDIANTE RELATASSE COMO ERA A TERRA ANTES DE DEUS CRIAR ADÃO. A TERRA SÓ VEIO FICAR SEM FORMA E VAZIA COM A QUEDA DE LUCIFER E UM TEÇO DOS ANJOS NA TERRA POIS CRISTO DISSE AOS SEUS DISCIPULOS QUE VIU DINOSSAUROS EXISTIRAM POREM EM TEMPOS MUITOS MUITO ANTES DA CRIAÇÃO DO HOMEM PODE TERCIDO E...

  • levita-yerudktus (Rio de Janeiro) - 14/02/2010

    Olá, A questão dos Dinossauros, é mais uma dessas questões,que presisa ser confrontada, com tudo o que a exaustiva pá da Arqueologia, tem procurado desenterrar, afim de trazer a luz provas que visem sanar essas nossas dúvidas. sem o elemento basico que nos auxilie na montagem do quebra-cabeça dos fósseis,tudo o que se pretender afirmar, até o momento,não terá valor além das conjecturas. A arqueologia busca de forma exaustiva, trabalhar de forma a desenterrar esse mistério.Uma versão da Biblia Alfalit, versa, em ...

  • Karla Gonçalves Marques (JATAI-GO) - 28/12/2009

    Penso que não nos cabe julgar ou criar teorias daquilo que está além do nosso conhecimento...ou confiamos o que está escrito nas Escrituras ou deixamos a dúvida pairar em nossa mente... e a dúvida gera desconfiança e incertezas e isso não provem de DEUS... Pois, JESUS é o Caminho, a Verdade e a Vida...Portanto endireitai as vossas veredas e andai no caminho reto: JESUS É LUZ!

  • ana magalhães (Recife PE) - 27/10/2009

    interessante ,que em gênesis cap1 ves 20 a 23 seria o quinto dia da criação onde foram criados os répteis inclusive os voadores,juntamente com as baleias segundo a bíblia .Depois vem uma segunda criação no vers 24 e 25 e inclui outros répteis terrestres. Depois disso é que surge o homem; interessante que a bíblia deixa claro duas eras diferentes de criação de repteis antes de surgir o homem na terra, não seria a primeira os gigantões e a segunda os que temos hoje? e a bíblia é bem clara quando afirma que os anos...

  • Carlos Magno Q Silva (Rio de Janeiro) - 17/10/2009

    Olá, Existe uma passagem do livro de Gênesis, que cita,com clareza,os Répteis.Em uma outra passagem,no caso aqui, primordial,remonta um paradigma de princípio, isto é (bereshit)Sou da seguinte teoria:para se conhecer com profundidade uma questão que se apresenta com este teor de complexidade, é sumamente necessário delinear os fios tênues dos pormenores históricos.O trato a esta questão requer acima de tudo conhecimento pleno da historia dos povos antigos da Bíblia.Conseguir isso não é tarefa simples. Cada um ne...

  • Jefté (Florianópolis) - 17/09/2009

    Olá pessoal. Em primeiro lugar gostaria de dizer que Deus criou todas as coisas, porém o dinossauro foi o único que foi criado pelos homens, pois é uma tremenda farsa. Não acredito nem um pouco nos seus fosseis (criados pelos cientistas e afins) para mostrarem que sabem algo. Digo isso, porque primeiramente creio piamente na Palavra de Deus. E a creio como palavra definitiva! E nela se nos ensina que Deus criou a terra c/ tudo o que nela há e criou o homem por último p/ que dominassa sobre todos os animais. ...

  • jose (são paulo) - 12/06/2009

    caros irmãos quem tem realmente os olhos espirituais abertos para a biblia,(entenderia). que deve se saber que quando Deus fala na sua palavra em genesis 1:25 "e fez Deus as bestas-feras da terra conforme sua especie, e o gado conforme a sua especie.E viu Deus que era bom". Não enteressa se ouve ou não dinossauros a palavra "bestas-feras" destigüiria tudo em relação animais ou dinossauros.E seguindo a sequencia da biblia,Deus criou primeiro os animais depois o homem.

  • andrette petson (natal) - 05/06/2009

    Olá gente , sem querer agredir ninguém , vao estudar .

  • Daniela Monteiro B. Mello (Belém-PA) - 27/05/2009

    A respeito do comentário sobre os dinossauros e a explicação científica de que pelo estudo científico dos fósseis da-se a precisão de sua idade em existência há milhões de anos antes de surgir o primeiro homem (segundo a Bíblia, Adão) Isso é totalmente ao contrário do que está escrito no processo da criação que nos faz conhecer DEUS como o criador do Universo. A ciência pode nos provar por evidências científicas lógicas e racionais essa afirmação, mas assim como o homem foi criado por Deus e padeceu sob o engano d...

  • José William da Silva (Fortaleza-Ceará) - 22/11/2008

    A algum tempo venho pesquisado DESAFIOS A COMPREENSÃO, espero em breve podeder lançar um livro com o titulo mencionado, na realidade ao lermos alguns texto biblicos nos deparamos com narrativas deveras surpreendentes; eis que o homem é como um de nós, e confirma o astes descrito: façamos o homem a nossa imagem conforme a nossa semelhança. Fatos e provas esmagadoras vem destruindo de maneira irreversível as diversas teorias de cientista e criticos. Qual a Origem da Raça Humana? Como na Realidade a Vida Começou? Porq...

  • catia aparecida desertoli franco (limeira) - 12/10/2008

    caro colega sou estudiosa da palavra e gosto de conversar sobre Ela, se parar para pensar a biblia diz de animais que devoraram josé,do egito, e tambem todas as cidades eram fortemente muradas, além de que os seres humanos eram peludos e viviam rudemente(parecendo macacos senão porque ainda existe macaco e não evoluiram como nós?)lembra que jacó fez uma pedra de travesseiro? espero ter te dado uma luz pois tb tenho duvidas e pesquisopor amor a DEUS, qu ELE t abençoe grandemente.