Olá Delcio de Setubal!

A melhor resposta vem da leitura dos textos bíblicos que falam desta realidade de Israel. Ali em Jerusalém, existia o Templo como lugar central, e único, lugar dos sacrifícios de louvor e de reparação dos pecados a Deus e onde estava a presença de Deus na Arca da Aliança, coberta com a tampa propiciatória e dois querubins. Tudo fora feito conforme indicação de Javé e encontramos está descrição em Êxodo 25,17:

17Farás também um propiciatório de ouro puro com dois côvados e meio de comprimento e um côvado e meio de largura. Farás dois querubins, de ouro, de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório..... (Exodo 25,17...) Bíblia de Jerusalém.

A pratica religiosa na Religião Judaica, passa por estes preceitos, bem diferentes das práticas religiosas que hoje temos. Por este motivo que encontramos dificuldade em entender, como os judeus recebiam o perdão dos pecados. Este perdão acontecia no Templo, e faltas contra a lei divina, mandamento e preceitos recebiam o perdão através da aspersão do sangue dos animais que eram sacrificados e com os sacrifícios prescritos pela lei.

Uma cerimônia especial acontecia na festa judaica do perdão chamado “Yom Kippur”. Neste dia os judeus se penitenciavam e recebiam o perdão com o sangue das vítimas sacrificadas.

O Propiciatório?

A morada de Deus na terra, para os Judeus era a Arca da Aliança, acima da Arca se encontrava a chamava tampa propiciatório, coberta por dois anjos de Asas abertas revestidos de ouro martelado, este era o local em que Deus perdoava os pecados.

As traduções da Bíblia usam o termo hebraico kap·pó·reth para designar este “lugar de misericórdia” ou propiciatório, “tampa-da-arca” ou “tampa propiciatória” O termo hebraico vem do radical de um verbo que significa “cobrir (pecado)”.

No Dia da Expiação (yohm hak·kip·pu·rím, que significa “dia das coberturas ou propiciações”, o sumo sacerdote entrava no Santíssimo e aspergia parte do sangue do novilho diante da tampa e, fazia o mesmo com o sangue do bode. Assim, a tampa de ouro da Arca desempenhava um papel especial na propiciação (ou cobertura) típica dos pecados.

Deus falava com Moisés, ou com o sumo sacerdote, entre os querubins que se achavam sobre a tampa propiciatória. Jeová disse que ele apareceria numa nuvem sobre a tampa da Arca. Parece que essa nuvem reluzia, ou brilhava, iluminando o Santíssimo.

Estas informações já poderão te ajudar a entender como o povo de Israel recebia seu pecado e como seus pecados eram apagados pela presença de javé na arca.

O assunto é interessante, merece de sua parte uma maior leitura dos textos bíblicos que a este tema se referem.