Olá Fábio Bastos de São Paulo - SP!

Encontramos resposta para sua pergunta nas respostas que já se encontram no portal. São varias perguntas e respostas que dizem respeito a José e Maria.

Procurei ler estás resposta e deixo algumas indicativas para sua pergunta.

O que temos conhecimento de José é pela leitura dos evangelhos apócrifos, pois os 4 evangelhos fornecem poucas informações. Quando José faleceu Jesus estava vivo, calculam os estudiosos que tinha perto de 30 anos e estava para dar início a sua vida pública.

José não presenciou a morte de Jesus. Faleceu antes. Vejamos o que a História de José o carpinteiro (conforme Zilles, Urbano - tradutor) Evangelhos apócrifos, PUCRS, 2004.

O momento da morte narrado na “história de José o carpinteiro” assim é apresentado com riqueza de detalhe. Jesus estava presente:

 “Inclinei-me sobre o corpo inerte de meu pai. Cerrei seus olhos, fechei sua boca e levantei-me para contemplá-lo. Depois disse à Virgem: Ó Maria, minha mãe, onde estão os objetos de artesanato feitos por ele desde sua infância até hoje? Neste momento todos eles passaram, como se ele não tivesse sequer vindo a este mundo. .... Efetivamente, morreu, mas sua morte não é morte, porém vida eterna. Grandes coisas esperam nosso querido pai José. Desde o momento em que sua alma sai do seu corpo, desapareceu para ele toda espécie de dor. Ele se pôs a caminho do reino eterno. Deixou atrás de si o peso da carne, com todo este mundo de dor e de preocupações, e foi para o lugar de repouso que tem meu Pai nesses céus que nunca serão destruídos”.

As considerações que indicam Jesus tendo a idade de 30 anos, na ocasião da morte de José, (pouco antes de iniciar sua vida pública), é a que mais se aproxima do fato. Não encontramos textos que indiquem com precisão a idade de Jesus, no momento da morte de José. Ter como referência o momento da perda de Jesus no templo é uma indicação razoável. Querer aceitar as idades vindas dos escritos apócrifos, não deixa de ser temerária.

O que aconteceu com Maria depois da crucificação?

O texto de João é claro quando narra que Jesus indica o apostolo João para cuidar de sua Mãe. (conforme João 19,25=27)

Os historiadores colocam que João levou Maria para Éfeso, e não longe da cidade, na montanha (5 Km distância) ali viveu até a morte. O gregos ortodoxos afirmam que a Assunção de Maria tenha ocorrido em Éfeso e não Jerusalém.

Consulta:

Quantos anos Jesus tinha, quando São José morreu? A resposta a esta pergunta se encontra em: abiblia.org

http://www.abiblia.org/ver.php?id=1592&id_autor=66&id_utente=&caso=perguntas

Urbno Zilles, Evangelhos apócrifos, tradução coleção Teologia 17, 3 edição, Edipucrs, Porto Alegre 2004.