2018 é o total de anos atuais que convencionalmente separa dois períodos: o primeiro sem Cristo e o segundo, que começou com o seu nascimento. Portanto, hoje teríamos 2018 desde o nascimento de Cristo, sendo essa a sua idade. Na verdade, é provável que a esses 2018 anos seja necessário acrescentar outros 4 ou 5 anos. Portanto, Cristo teria hoje, em 2018, cerca de 2023 anos.

Sabemos que no curso da história, sobretudo no passado, houveram muitos calendários. Hoje o nosso calendário é dito "gregoriano", criado pelo Papa Gregório XIII, em 1582. Ele deriva do calendário Juliano, este criado por Júlio César, imperador Romano, algumas décadas antes de Cristo. O calendário gregoriano é uma reforma do Calendário Juliano, no qual havia um pequeno erro: cada ano eram perdidos 11 minutos. Algumas igrejas ortodoxas, até hoje usam o calendário Juliano.

 

Erro de Dionísio

Quem estabeleceu o calendário colocando ao centro da nossa história o nascimento de Cristo foi um monge do V século, chamado Dionísio (Dionysius Exiguus). Ele separou a história do mundo em "antes" e "depois" de Cristo. O período anterior a Cristo descresce até chegar ao ano 1 a.C. (antes de Cristo). Por exemplo, Davi viveu por volta do ano 1000 a.C., enquanto que o último livro do Antigo Testamento, Sabedoria, teria sido escrito por volta do ano 80 a.C. Tudo o que acontece depois do nascimento de Cristo é designado com a abreviação d.C. (depois de Cristo), ou se usa simplesmente o ano, sem nenhuma abreviação. Por exemplo, Paulo teria pregado o evangelho a partir do ano 40 d.C., isto é, começou seu apostolado por volta do ano 40 depois do nascimento de Cristo.

O que leva você a fazer a pergunta que nos enviou é o fato da existência de um erro nos cálculos do monge Dionísio. Naquele período, o elemento central para o cálculo dos calendário era o ano de fundação da cidade de Roma, centro do Império. Segundo os seus cálculos, quando Jesus nasceu era o ano 753 da fundação de Roma, isto é, quando Roma completou 753 anos de existência, Cristo nasceu.

Só mais tarde os historiadores constataram, com provas documentadas, que Herodes o Grande, aquele que mandou matar as crianças até 2 anos por ocasião do nascimento de Cristo, morreu no ano 749 da fundação de Roma, isto é, 4 anos antes da data prevista por Dionísio como aquela do nascimento de Cristo. A conclusão vem espontânea: como pode o rei que persegue Jesus no seu nascimento ter morrido 4 anos antes? Obviamente houve um erro nos cálculos de Dionísio. Esse erro pode ter sido de 4 ou 5 anos. É por isso que se diz que Cristo teria nascido cerca de 5 anos "antes de Cristo", isto é, antes da data convencional.