Olá Tiago Costa de Pindamonhangaba - SP​!

É justa sua pergunta para esclarecer dúvidas sobre a tomada de posse da terra Prometida pelo povo de Deus liderado por Josué.

A chegada do povo de Deus, na terra prometida, “terra onde corria leite e mel” foi gradativa. Era uma região que já era habitada por muitos povos e reinos. O povo de Deus conforme as narrativas do livre de Josué, narram a conquista de Jericó, as cidades e reinos vizinhos. A região de Jerusalém já era povoada e ali existia um reino governado por Adonisedec, rei de Jerusalém (conf. Josué 10,1).

Sabemos como foi a conquista de Jerusalém por Davi, (conforme 2 Samuel 5,6 – a conquista de Jerusalém ) demostrando a sua astúcia e ajuda divina. Davi consegue isolar a fonte de água que abastecia a cidade. A população sem água enfraqueceu e Davi, com exército menor conquista Jerusalém. Torna Jerusalém a capital e mais adiante seu filho Salomão tem a honra de construir a casa para a habitação divina o Templo de Jerusalém. Torna-se assim Jerusalém, capital política e religiosa do Povo de Deus.

Resumindo: Jerusalém (cidade da Paz) somente com Davi é conquista dos Jebuseus e se torna capital de Israel. Centro Político e Religioso. É uma cidade muito antiga, lembra o episódio com Melquisedec, Rei de Salém (possível Jerusalém – cidade da Paz) em que Abraão reconhece-o como Rei-Sacerdote e entrega o seu dizimo.

A história da origem, da conquista de Jerusalém das mãos dos Jebuseus por Davi, o surgimento da cidade de Davi, a ampliação com o nome de Jerusalém, como centro político e religioso tem uma história fascinante. Nesta resposta tens apenas alguns elementos da história grandiosa desta cidade. Recomendo que continue seu estudo.