Não ha nenhuma informação extra-bíblica que fale de João Batista. Portanto todas as conclusões sobre uma eventual biografia daquele que foi o precursor de Cristo, o último dos profetas, devem se apoiar nas informações que temos nos evangelhos.

Sobre João Batista sabemos que nasceu alguns meses antes de Jesus e que morreu enquanto Jesus ainda vivia, 

 

O que a Bíblia diz

Lucas, no primeiro capítulo do Evangelho, conta que João, aquele que batizava - Batista (note que não se trata do apóstolo João!) era filho de Zacarias, sacerdote no Templo, e de Isabel, que era prima da mãe de Jesus. Portanto O batista era primo de segundo grau de Jesus, embora seja difícil definir o que o autor entenda exatamente por "primo". No final do capítulo, Lucas conta que João levava uma vida como um asceta no deserto.

Mateus, no capítulo 3, conta a pregação de João, que batizava no Jordão. Também Jesus foi batizado por ele.

Em relação a sua morte (veja Mateus 14), sabemos que  aconteceu a mando do Rei Herodes Antipas, que era criticado por João por ter se casada com sua cunhada, Herodíades. Ele foi levado para a fortaleza de Maqueronte, onde foi mantido prisioneiro. Herodíades, por intermédio de sua filha, tradicionalmente chamada de Salomé, conseguiu coagir o Rei na morte de João, e a sua cabeça foi-lhe entregue numa bandeja de prata. Após a sua morte, os seus discípulos anunciaram o fato a Jesus (Mateus 14,12).

 

Que conclusões podemos tirar?

João Batista nasceu poucos meses antes de Jesus e morreu próximo do período em que Cristo foi crucificado. Além disso, é difícil dizer algo mais de certo. É provável que começou a sua pregação quando ainda era jovem, mas não é possível dizer quando. Pode ser que como jovem levava uma vida que hoje definiríamos de eremita e que, em seguida, tenha se dedicado a anunciar aquilo em que acreditava, especialmente através do batismo no Rio Jordão.