Olá Carlos Alberto Soares da Silva de Porto Velho - RO!

Encontramos sua resposta ao longo das narrativas das cartas Paulinas e nos Atos dos Apóstolos que a partir do capítulo 9 muito fala de Paulo.

 

O Sistema de Transportes do Impérios Romano

Paulo em sua estratégia de evangelização utilizou a estrutura de locomoção para o transporte de pessoas e bens de consumo. Navios, embarcações, cavalos, carros de boi etc...

 

O meios de transporte marítimo: embarcações e navios

O principal meio de transporte, rápido e barato para locomoção das pessoas e mercadorias era via marítima. O Mar Mediterrâneo facilitava a locomoção entre as cidades de Roma capital do Império com as outras cidades: Efeso, Alessandria, Antioquia, Tessalônica etc. Cidades portuárias eram centros culturais e comerciais do Império. Nestas cidades Paulo atraiu uma multidão de trabalhadores dos portos para formarem as primeiras comunidades cristãs. (Efeso, Tessalônica, Atenas, Anioquia, Alexandria, Cesareia etc)

O naufrágio sofrido por Paulo indo para Roma é conhecido de todos nós.

 

As Vias Romanas: Via Ápia, Via Maris, etc.

As vias Romanas foram planejada e atingiam todos os pontos do Império Romano. Serviam para o deslocamento de tropas militares, para o envio de correspondências entre as cidades e a locomoção de pessoas e mercadorias entre as cidades e aldeias..

Esta estrutura Paulo utilizou largamente. O cavalo, foi muito usado por Paulo. Lembro o fato da sua conversão indo para Damasco e caiu do cavalo... A biga romano circulava pelas vias romanas terrestres  transportando pessoas, Paulo foi um usuário deste meio.