Gênesis 4 conta o primeiro homicídio da humanidade: Caim mata seu irmão Abel (versículo 8).

Os primeiros capítulos da Bíblia não são narrações históricas, mas contam fundamentos da vida do ser humano. Não existiram pessoas chamadas Adão e Eva, cujos filhos eram Caim e Abel, mas eles representam o ser humano com suas características ontológicas e de comportamento.

O ser humano é criatura que Deus colocou ao centro de sua obra. Enquanto vive na pureza da relação com Deus tudo procede bem; não tem vergonha da sua nudez. Quando ele se coloca no lugar de Deus, não aceitando os princípios divinos, tudo decai e precisa se vestir, pois tem vergonha de ter contaminado a sua pureza original. Para mitigar a sua vergonha e o seu remorso se veste, cobrindo os sinais do seu pecado.

O crime entre irmãos cometido por Caim é consequência daquilo que acontece no Jardim do Édem, que chamamos de Paraíso. O homem e a mulher - que depois passam a serem conhecidos como Adão e Eva - preferem estabelecer eles mesmo o que é bem e o que é mal e não aceitam Deus como princípio moral para as suas vidas. Se tudo corria bem até o capítulo três, com o pecado do ser humano as coisas mudam. E a primeira consequência é o homicídio de Caim.

O pecado estraga a relação humana com Deus e isso tem consequência na vida quotidiana do ser humano. E o pecado consiste no fato do ser humano não aceitar a etiqueta de bem e mal dada por Deus; o ser humano decide então chamar de bem o que aos olhos de Deus é mal e vice-versa.