Olá Bernardino Jone de Moçambique!

A chave de compreensão dosversículos, 4,5 e 6, do  capítulo 6 da carta aos Hebreus está na compreensão das palavras:

- Iluminados;

- decaíram e

- expõem as injúrias.

 

O versículo 4 inicia com a palavra iluminados. Quem são este segundo a descrição da carta. A compreensão vem dos primeiros escritos e comentários bíblicos dos Santos Padres como Clemente de Alexandria, Gregório Nazianzeno, Eusébio, que tratam os iluminados como os que foram batizados. Para os santos padres o batismo é chamado pelo sacramento da Iluminação, ou ainda mais das iluminações. Vida nova e abundante inicia a todo aquele que for batizado. Com razão o apóstolo Pedro falando do Batismo afirma que o Batismo nos transporta de um estado de afastamento de Deus e seus ensinamentos para um novo estágio. O Batizando, o cristão reflete a luz de Jesus Cristo, é um iluminado de Cristo iluminando a todos pois neste está a pessoa de jesus Cristo.

O autor da carta aos Hebreus, conclui que para aqueles que aceitaram Cristo em sua vida, receberam o batismo, uma vez que o abandonam o injuriam (v. 6), e desprezam a Jesus. Para estes não existe uma segunda chance. Pois Cristo morreu uma vez por todas para salvar a humanidade. O que fecha seu coração, tirando Jesus da sua vida não existe, uma segunda morte de Cristo para o regenerar. São as palavras de Cristo, “quem me rejeita aqui na terra meu Pai que está nos céus o rejeitará”.

Conclusão: Difícil de aceitar este ensinamento, quando cremos no perdão, na volta (filho prodigo). O texto passa ser de difícil compreensão.