Olá Everaldo da cidade de  São Sebastião - DF

A melhor maneira de entender o significado dos meses do calendário judaico é considerar, que cada mês do ano judaico tem uma letra do alfabeto judaico.

Uma segunda consideração é que cada mês do calendário judaico tem um signo do Zodíaco.

Cada mês tem uma das 12 tribos de Israel.

Cada mês tem um membro controlador de nosso corpo.

E ainda podemos dizer que cada mês tem um sentido e significado.

O significado do mês ADAR.

O mês de Adar é o décimo segundo mês do Calendário Judaico. Se encontra no hebraico como Adir, no sentido de “força”. É o mês que os judeus consideram o mês da boa sorte. Popularmente os judeus tem o dito “Sua mazal (sorte) é forte”.

A palavra Adar é cognata ao hebraico Adir, que significa "força". Adar é o mês da boa sorte para o povo judeu. Nossos Sábios dizem a respeito de Adar: "Sua mazal [sorte] é forte."

Neste mês se celebra o dia Festivo de Purim (uma espécie de Carnaval judaico). O povo imagina que a partir da Festa de Purim se deixa para trás a má sorte para encontrar a boa sorte. Quando chega a festa de Purim, no 12 mês do ano judaico a alegria se intensifica em todos os corações. Nesta festa de Purim celebram o ponto alto da alegria entre todos os meses do ano.

Assim podemos afirmar: O ano judaico começa com a alegria da libertação da escravidão do Egito “Pêssach”, no primeiro mês do ano “Nisan” e se encerra no 12 mês  “Adar”com a alegria da redenção na Festa de Purim.