Aqui está a pergunta na sua íntegra:

Há uma teoria que Canaã pode ser o pai dos negros, pois Noé o amaldiçoou dizendo que Canaã seria escravo e podemos ver, no contexto histórico, que a população negra foi sempre vítima de escravidão e subordinação. Essa teoria é realmente verídica ou não passa de uma lenda racista?

É uma lenda racista. Primeiro de tudo é necessário dizer que os negros nem sempre foram escravos, mas somente a partir da ganância de exploradores e pessoas que não têm respeito pelo próximo. Em segundo lugar, os cananeus, descendentes de Canaã, não eram negros, mas habitantes da região litorânea de Israel, o povo indígena, que ocupava a "terra prometida" a Israel pelo Senhor e, que por isso, foram vítimas de muito preconceito por parte de Israel, tornando-se o inimigos históricos dos hebreus. Toda a narração da conquista da Terra Prometida, especialmente Juízes e 1 e 2 Samuel, descreve os atritos entre hebreus e cananeus.

 

A maldição de Noé

Noé se embriagou e o filho, Cam, o descobriu nu na sua tenda. Por causa desse fato, contado em Gênesis 9, o patriarca maldiz a descendência do seu neto, filho de Cam, Canaã. É dele que a Bíblia diz virem os cananeus, os inimigos de Israel. O que a Bíblia faz, ao invocar a ligação dos cananeus com a maldição de Noé, é justificar a inimizade existente entre os dois povos, colocando os cananeus em má luz, fazendo com que o leitor acredite que os habitantes indígenas daquela terra fossem culpados de terem desonrado ao patriarca Noé, homem julgado justo por Deus. Por causa dessa sua culpa, a guerra dos hebreus contra os cananeus podia ser vista como uma guerra justa.