Olá Claudemir de Ponta Grossa - PR!

Conhecemos esta brincadeira do “esconde esconde” desde a nossa infância. Quem de nós quando criança, não brincou com os amigos das vizinhanças ou as crianças conhecidas que vinham a nossas casas com seus pais. Sempre ativos buscávamos encontrar saídas para passar o tempo. Está brincadeira do “esconde esconde” muito nos ajudou.

Se quisermos podemos dizer que está brincadeira do “esconde esconde” encontramos no primeiro livro da Bíblia o Gênesis, no episódio de Adão e Eva com Deus. Não só ali, mas em muitas outras passagens bíblicas. Com suficiente atenção encontramos muitos fatos e acontecimentos que nos lembram desta brincadeira nas narrativas bíblicas.

Recordamos um deles: O episódio da desobediência de Adão e Eva e o esconder-se de Deus, que o livro do Gênesis nos apresenta em 3,8-10:

“Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim. E chamou o Senhor Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás? Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi.” – Gênesis 3,8-10

O texto bíblico é conhecido nosso, sendo um relato da ação de nossos primeiros pais (Adão e Eva). Eles desobedeceram à ordem divina pedida por Deus de não comerem do fruto do conhecimento do bem e do mal. A narrativa nos diz que após sucumbirem, seus olhos foram “abertos”, deixaram um estado de pureza original e assumiram o mal, isto é, foram tomados pelo pecado e o mal. Por causa da desobediência ele procuraram se esconder de Deus atrás das árvores. Aqui nasceu a brincadeira de “esconde-esconde”, que até hoje faz sucesso entre as crianças, ou como no caso Adão, é um recurso usado por muitos adultos, no que se refere a Deus, à Igreja e às responsabilidades com a família ou a vida. Preferem se esconder, se omitir, deixar para o dia de amanhã.