Por que Jesus foi comparado com a serpente do deserto?

Pergunta de Edesia Nunes -  São Paulo, enviada em 03/01/2018

Olá Edesia Nunes -  São Paulo

Várias perguntas semelhantes a sua já foram encaminhadas para o portal. As respostas são parecidas e completam-se. Respondo a sua pois é feita de forma diferente: quer saber o porque de Jesus ser comparado a serpente.

O episódio da Serpente de Bronze, encontramos no livro dos Números 21,4-9:

“ E Iahweh respondeu-lhe: “Faze uma serpente abrasadora e coloca-a em uma haste. Todo aquele que for mordido e a contemplar viverá” (números 21, 7-8) Bíblia de Jerusalém.

Uma Serpente de Bronze, por quê?

O porquê da serpente é muito simples, Deus não quer a morte do seu povo. Deste episódio Deus obteve dois resultados através da serpente: A Cura e a obediência do povo. A condição da cura era muito simples quem fosse até a serpente e tendo sido picado por alguma serpente, e olhasse para ela era curado.

Deus pede ao povo que guarde na memória o episódio e conte de geração em geração as suas maravilhas (Isaías 46,9).

Porque olhar a serpente?

Outra resposta poderia ser que na serpente de bronze haveria uma semelhança a salvação trazida por Cristo à humanidade, livrando-a de seus pecados pela morte na cruz e ressurreição. Acrescento que o mesmo motivo em aceitar Jesus como salvador, mudando a vida daquele que crer, acontece no Antigo Testamento ao israelita que com fé olhar para a serpente arrependido de suas murmurações, recebia a cura das picadas das serpentes.

A serpente de bronze e a Cruz de Jesus. Paralelos entre Moisés e Jesus.

No texto que segue está o porque que Jesus foi comparado com a serpente der bronze.

Existe esta semelhança entre a serpente de bronze com a cruz de Nosso Senhor. Pois de fato os judeus, por causa das reclamações e murmurações contra Deus, não entraram na terra prometida, e permaneceram girando pelo deserto. Aí eles se revoltaram pela segunda vez e Deus lhes enviou as serpentes. Uma vez que o povo não viu mais saída pela desgraça das picadas das serpentes e arrependendo-se, eram curados olhando a Serpente de bronze colocada sobre a haste.

Assim como a humanidade pecando, na pessoa de Adão, com o pecado original; foi expulsa do Paraíso = Terra Prometida, indo parar neste vale de lágrimas; nesta terra de exílio = deserto, paragem árida e agressiva. A semelhança dos hebreus o homem se revolta novamente com os pecados atuais = a segunda revolta no deserto da Arábia. E Deus o livra desta escravidão do pecado = picadas das serpentes. Deus cumpre sua promessa e envia Jesus o Salvador que culmina sua Obra redentora no alto da Cruz, salvando do pecado os que O aceitam e olham para Ele pendente na Cruz = Deus que manda Moisés colocar uma serpente de bronze no alto de uma haste, curando todos quanto para ela olhassem.