A passagem que você menciona aparece no capítulo 9 do livro do Gênesis. Uma leitura direta do texto não deixa transparecer uma falta de respeito de Cam, que vê, sem querer, a nudez de seu pai, que por causa do demasiado vinho tinha caído bêbado e nu. Cam parece não ter culpa de ter encontrado assim o seu pai. Por isso aparece ilógica a maldição de Noé à descendência do seu filho. Um leitor pouco atento pode até colocar a culpa em Noé, que bebeu demais e, aparentemente sem razão, amaldiçou a descendência do seu filho.

A verdade é que a Bíblia não é nenhum romance e o que conta serve para transmitir uma mensagem. Nós leitores não podemos parar na mera narração, mas ir além. Essa é uma tarefa fundamental do leitor da Bíblia, que nem sempre dá esse salto.

Acredito que a chave de leitura dessa passagem se encontra em Êxodo 20,12:

“honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que Iahweh teu Deus te dá”.

Não sabemos historicamente o que está por trás da ação de Cam, mas o texto bíblico mostra o desequilíbrio entre pai e filho. Nos capítulos precedentes, Gênesis mostrou o conflito entre marido e mulher, com o pecado no paraíso; em seguida, o pecado entre os irmãos, com Caim que mata o Abel o pecado dos homens contra Deus (Torre de Babel). Agora o autor aborda o tema de outra relação importante na sociedade: o equilíbrio entre pai e filho. A situação é mais grave por que colocada no contexto da velhice, da crise física, da ‘caduquice’ do pai ancião.

Essa abordagem é confirmada pelo fato que os outros dois filhos se comportam em maneira diferente, cobrindo a nudez do pai, respeitando a sua pessoa apesar do degrado.

É importante ainda lembrar que a ser condenado é Canaã, o filho de Cam. Aos olhos dos hebreus, Canaã representava a população indígena da Terra Santa, que era inimiga do povo de Deus. Sob essa perspectiva, no texto do Gênesis não existe somente um juízo moral, mas também uma autodefesa e de polêmica contra a idolatria praticada pelos cananeus.