Um estudante grego, durante a sua pesquisa para o doutorado, descobriu, no Egito, um manuscrito de uma das bíblias mais antigas existentes hoje. �? um fragmento do Codex Sinaiticus. Ele foi encontrado no mosteiro de Santa Catarina no Sinai, no Egito, um dos lugares onde os pergaminhos do manuscrito do século IV são mantidos. O manuscrito identificado, foi encontrado junto a um livro do século XVIII. De fato, or monges usaram esse manuscrito para consertar o livro, no processo de encadernação.

Nikolas Sarris, um estudante grego que está concluindo seu doutorado na Inglaterra, encontrou o manuscrito por acaso, enquanto examinava uma série de fotos de manuscritos na biblioteca do mosteiro.

Outros pedaços dessa versão da Bíblia estão em outras bibliotecas (Rússia, Alemanha e Inglaterra) e recentemente os textos, através de imagens, foram colocados na internet.

Sarris tem trabalhado para a Biblioteca Britânica no processo de digitalização e, por isso, foi capaz de reconhecer imediatamente o pedaço do manuscrito.

O texto encontrado é do livro de Josué. Pouco se vê do texto, pois está coberto pelas páginas do volume do XVIII século. Agora será necessário abrir com cuidado o livro para ver o que se pode recuperar.

A biblioteca de Santa Catarina não tem as ferramentas necessárias para desmanchar a encadernação sem danificar o pergaminho, mas disse o padre Justino, bibliotecário daquela importante biblioteca, poderá em breve ser equipado com a tecnologia adequada.