Sola fide é uma das 5 frases que caracterizam de maneira emblemática - e às vezes superficial - a Reforma cristã promovida por Martinho Luter. Literalmente significa "somente a fé". 

Essa doutrina está intimamente ligada à justificação e, durante a história, caracterizou um tópico crítico na relação entre católicos e protestantes: os protestantes afirmando que a justificação, os méritos trazidos por Cristo a nós, é data exclusivamente através da fé do cristão e ações exteriores nada acrescentam a isso. Isto é, para o protestante a pessoa é justificada pela fé. Para os católicos, invés desde sempre se sublinhou a importância de uma vida coerente com a fé, que traz consigo a justificação. Essa sua tese se inspira na carta de Tiago, onde se lê, no capítulo 2:

De que serve, meus irmãos, se alguém disser que tem fé se não tiver obras? Acaso pode essa fé salvá-lo? Se um irmão ou uma irmã estiverem nus e necessitarem do pão quotidiano, e algum de vós lhes disser: "Ide em paz, aquentai-vos e saciai-vos," e não lhes derdes o que é necessário para o corpo, que lhes aproveita? Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma.

Basicamente, os protestantes dizem que a fé traz justificação, que desemboca em boas obras. Os católicos, ao invés, sublinham que a justificação vem pela adesão vital dos cristãos, que através dos sacramentos e das boas obras são justificados.

Hoje, principalmente da Declaração Comum entre a Igreja Luterana e a Igreja Católica, se tem consciência que as duas visões não são contraditórias, mas contêm cada um elementos importantes da fé, uma sublinhando a ação divina e outra a resposta humana.

Leia aqui a Declaração Conjunta das duas igrejas, de 1999, em Augsburgo.

 

Os cinco "Solas"

Junto com Sola fide (somente a fé), outras 4 frases são típicas da Reforma luterana:

  1. Sola scriptura (somente a Escritura)
  2. Solus Christus (somente Cristo)
  3. Sola gratia (somente a graça)
  4. Soli Deo gloria (glória somente a Deus)