Há alguns livros que entraram com maior dificuldade na “lista” (cânon) dos livros bíblicos e entre eles está o Apocalipse, palavra grega que significa Revelação (veja aqui sobre esses livros) São livros que foram escritos um pouco mais tarde em relação aos primeiros escritos do Novo Testamento, as cartas de Paulo. Os evangelhos foram escritos por volta dos anos 70, enquanto esses escritos foram escritos cerca de 20 anos mais tarde, no final do Século I. Normalmente é dito que o Apocalipse foi escrito entre os anos 90 e 100 depois de Cristo.

Não é fácil entender a formação da lista oficial dos livros bíblicos. No início do cristianismo haviam comunidades que apreciavam mais uns livros do que outros. Em relação ao último livro da Bíblia, no Ocidente o Apocalipse foi logo aceito, enquanto que no Oriente teve maior dificuldade.

Não houve uma decisão definitiva sobre a “lista” dos livros bíblicos até o século XVI, com a Reforma, mas já no final do Século V o Apocalipse, junto com os outros livros menos populares do Novo Testamento, aparecia em todas as listas. Um século antes, por volta do ano 350, vários documentos mostram listas onde se encontram todos os livros, exceto o Apocalipse (Cirilo de Jerusalém, o Concílio de Laodicéia e Gregório nazianzeno). Mas, já no mesmo período, outras listas incluíam também o Apocalipse (Basílio, Gregório de Nissa, Epifânio e Atanásio).

Para entender melhor o que é o Cânon Bíblico, a lista oficial dos livros bíblicos, convido a ler esse artigo.