Olá Ulisses Dias do Rio de Janeiro - RJ!

Entendo sua preocupação a respeito da personagem principal do livro do apocalipse. Tens duvidas e perguntas: é êle Jesus, o cordeiro o filho de Deus aquele que pode dar segurança a comunidade. Ou é um outro personagem que se passa como salvador da comunidade.

A resposta vem a partir daquilo que acreditas. Se lendo o Novo Testamento, os evangelhos, aceitas Jesus como teu salvador e da humanidade, a leitura do apocalipse, será iluminadora, proporcionando segurança em colocar-te na guarda divina e participando de uma comunidade em que Jesus é o personagem principal. Se pensas assim o personagem do Apocalipse é Jesus Cristo! Caso contrário criaras outra personagem.

Por tudo aquilo que acreditas em Jesus Cristo, o texto do Apocalipse, mostrará que ele é aquele que para a comunidade perseguida dentro da conjuntura do Império Romano da segurança, sentido na caminhada e certeza de vitória futura.

A pessoa de Jesus aparece em cada página do Apocalipse, poderia elencar uma lista de versículos, mas será mais instrutivo e salutar se leres você mesmo o texto com outros olhos, percebendo o lugar de Jesus na tua vida e na comunidade.

Consulta.

Casonatto, Odalberto Domingos, O Apocalipse de João, Subsídios do Curso para lideranças na Paroquia São Francisco, Bairro Sanana,Porto Alegre, 2016,