As CEBs são "Comunidades Eclesiais de Base", isto é, comunidades que se reúnem e sobretudo a partir da leitura da Bíblia procurar tornar realidade o Reino de Deus lá onde estão, na "base". Muitas vezes são comunidades dentro de comunidades, isto é são pequenas e se caracterizam por serem locais: nas famílias, nos bairros, nas ruas.

Essas comunidades são uma das concretizações da Teologia da Libertação, nascida a partir da década de 70 na América Latina. Trata-se de um modo de fazer reflexão teológica, vendo a Palavra de Deus como um elemento libertador do ser humano, da sua situação de dificuldade, principalmente das dificuldades sociais. Parte-se do princípio que Deus liberta o povo de todas as opressões, como é dito na Bíblia. A partir daí, também os cristãos são convidados a atuar a libertação na própria vida, saindo das situações de pobreza que oprimem e provocam escravidão.

Um dos grandes protagonistas dessa teologia é Gustavo Gutiérrez, considerado o seu fundador com o seu livro "Teologia da Libertação, perpectivas", publicado em 1972. Outro personagem importante dessa corrente teológica é Leonardo Boff.

Para os teólogos da libertação, à base de sua reflexão está o modo de agir de Deus, conforme é apresentado pela Bíblia. Por isso, se trata de uma teologia apoiada na revelação Bíblica.