Não temos fontes históricas que possam garantir respostas certas sobre essas suas perguntas. Há várias hipóteses, que nunca foram provadas e nem podem ser completamente desacreditadas. Nos primeiros séculos do cristianismo a devoção à Mãe de Deus era muito forte e isso fez com que chegassem até nós escritos importantes, mas que não fazem parte da Bíblia. Muitos desses textos trazem informações sobre a Mãe de Jesus. Não se sabe em que medida eles são históricos ou inventados. Mas é provável que eles tenham algum elemento que nos possam conduzir à verdade histórica sobre a mãe de Deus.

Por exemplo é graças ao Proto Evangelho de Tiago que a tradição diz que os pais de Maria se chamam Ana e Joaquim e que ela nascera quando seus pais já eram idosos.

Em relação à data da sua morte, será impossível dar uma resposta. Poderia ser colocada certamente depois do ano 30 e, quem sabe, sem nenhuma base histórica, antes do ano 50 depois de Cristo.

 

Aonde teria morrido

Uma tradição diz que Maria teria se transferido com João em Éfeso e provavelmente ali teria morrido. Outros invés dizem que morreu em Jerusalém, aonde está o local em que os cristãos ortodoxos veneram o seu túmulo. Essa igreja fica a poucos passos da Jardim das Oliveiras, no Getsêmani, ao lado da gruta da traição.

No Monte Sião, a poucos passos do Cenáculo existe outra igreja imponente, dita da Dormição de Maria.

Essas duas igrejas nos fazem falar da sua morte. Alguns apócrifos dizem que ela teria morrido e seu corpo foi levado para o céu. Por isso não falam de "morte", mas de dormição de Maria.

Uma fonte muito antiga, Gregório de Tours, que viveu de 538-594, conta:

"Quando a beata virgem, tendo completado o curso de sua existência terrena, estava para ser chamada desse mundo, todos os apóstolos, vindos de suas diferentes regiões, se reuniram na sua casa. Quando perceberam que ela estava para deixar esse mundo, rezaram junto com ela. Mas eis que o Senhor Jesus veio com seus anjos e, tendo tomado a sua alma, a entregou ao arcangelo Miguel e se afastou. No dia seguinte, os apóstolos colocaram o seu corpo sobre um leito, o colocaram em um sepulcro e o custoriam, esperando a vinda do Senhor. E eis que pela segunda vez o Senhor se apresentou a eles e ordenou que o corpo de Maria fosse pego e levado para o Paraíso".

De textos como esse derivam as tradições da dormição e/ou assunção de Maria, proclamada em 1950 como dogma de fé no mundo católica, festa que é celebrada no dia 15 de agosto.