Olá Luís Carlos da Fonseca de Santo Antônio de Posse - SP!

O vocábulo “o logos”, vindo do grego, envolve um universo de significados e usos ao longo da Bíblia Sagrada. Na sua pergunta, aparece uma facilitação para a compreensão, busca uma explicação para “o logos” no evangelho de João em seu capítulo 1. Este capítulo do evangelho de João tem uma riqueza enorme, muito foi escrito, interpretado e comentado. Para início de um estudo de sua parte coloco indicações que poderão lhe ajudar.

Este vocábulo grego “o logos” é de uso comum e tem como resposta a sua pergunta sendo um título dado a Jesus Cristo, na literatura joanina. Ele Jesus Cristo filho de Deus, é a palavra divina feito carne, Ele é o “Logos”

Na Septuaginta o termo “logos” é usado para traduzir o vocábulo hebraico “Dabar”.

No prólogo do evangelho de João, capítulo primeiro, faz entender “o logos” como o verbo (palavra de Deus), Jesus Cristo que estava com Deus de forma preexistente. Ele veio para este mundo enviado pelo Pai, com uma missão determinada. Esta seria transmitir ao mundo uma mensagem de salvação, e que encerrada esta missão, sua vida pública de 3 anos, volta para casa do Pai.

Consulta:

Bíblia de Jerusalém, Novo Testamento, edição 1975.

Douglas, J. D., O Novo Dicionário da Bíblia, vol. II, edições vida nova, 1986, São Paulo, pág.958.